quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cemig divulga documento sobre iniciativas para o clima

Enquanto acontece a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 17), em Durban, África do Sul, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig apresenta sua contribuição com os esforços globais acerca das mudanças climáticas – o documento “Cemig – 10 Iniciativas para o Clima”, no qual estão definidas as principais linhas de atuação da Empresa. O objetivo é formalizar o compromisso da Companhia em relação ao assunto e demonstrar o seu esforço direcionado a uma economia de baixo carbono.

“Além de priorizar a participação de fontes de energias renováveis na composição de sua matriz energética, por meio de usinas hidrelétricas e eólicas, a Cemig possui inúmeras iniciativas em prol do clima, como os programas que desenvolve com a comunidade sobre o uso eficiente da energia”, afirma o vice-presidente da Empresa, Arlindo Porto Neto.

Alternativas energéticas renováveis, redes inteligentes (também conhecidas como smart grid) e veículos elétricos são alguns exemplos de pesquisas em inovação tecnológica em implementação pela Cemig e que proporcionam a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A Empresa está implantando, na Região de Sete Lagoas/MG, um programa para avaliação das redes inteligentes, denominado Cidades do Futuro. Essa iniciativa permitirá a análise e validação de novas tecnologias de automação e medição, contribuindo para a diminuição de perdas na distribuição de energia e a consequente redução de emissões.

Para conhecer o documento “Cemig – 10 Iniciativas para o Clima”, acesse o site.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cemig inaugura iluminação de Natal da Praça da Liberdade

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) convida toda a população para a chegada do Papai Noel na Praça da Liberdade, na próxima terça-feira (06/12), às 19 horas. O Coral Lírico do Palácio das Artes e o Coral da Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig (Gremig) também abrilhantam o evento de inauguração da decoração de Natal.

Neste ano, a temática da decoração retrata de forma lúdica a força da energia gerada pela Cemig e privilegia as três cores tradicionais do Natal: branco, verde e vermelho. Para iluminar o período natalino de Belo Horizonte, estão sendo instaladas cerca de 1,5 milhão de microlâmpadas, sendo 115 mil metros de cordões, e mais de 18 mil metros de mangueiras luminosas. Na capital mineira, o projeto contempla ainda o Edifício-Sede da Cemig, Avenida Barbacena, Assembleia Legislativa, Palácio das Mangabeiras, Minascentro, os edifícios do Ministério Público Estadual e do Comando Geral da Polícia Militar, e a Cidade Administrativa.

Na Praça da Liberdade, a novidade fica por conta de um presépio montado em tamanho natural. Além disso, um Papai Noel com 5 metros de altura é destaque na decoração. Para a alameda central, o projeto especial prevê 23 castiçais com 5 metros cada, que remetem ao mais antigo meio de iluminação, juntamente a um teto de microlâmpadas. Esse paralelo propõe uma brincadeira com o movimento evolutivo do fornecimento de luz. “Duas árvores receberão tubos de LED em alusão à queda de flocos de neve. A ideia é dar movimento a essas árvores. Estrelas luminosas também serão instaladas nas imediações da fonte principal da Praça da Liberdade”, explica a projetista Cláudia Travesso, responsável pela concepção da decoração.

Segundo Cláudia Travesso, outra inovação será a instalação de uma árvore de Natal com 8 metros de altura na entrada do Edifício-Sede da Cemig, localizado no bairro Santo Agostinho. “O público poderá conferir também a representação de cometas luminosos nos quatro lados do prédio da Empresa”, disse Cláudia.

O projeto de iluminação especial vai alcançar pontos importantes da capital e outras cidades do interior do Estado. Mais de 2,6 milhões de microlâmpadas serão instaladas em Minas Gerais, com investimento da ordem de R$ 2,3 milhões. Desse total, a Cemig está destinando R$ 1,5 milhão para a iluminação de Natal em Belo Horizonte.

No Interior do Estado, mais de 1 milhão de microlâmpadas e 10 mil metros de mangueiras luminosas enfeitarão as cidades contempladas, de acordo com Luciano de Souza Carvalho, engenheiro da Cemig responsável pelo projeto de iluminação de Natal.

Inauguração – Praça da Liberdade

A iluminação de Natal da Praça da Liberdade será inaugurada na próxima terça-feira (06/12), às 19 horas, com a chegada do Papai Noel, e as presenças do Coral Lírico do Palácio das Artes e o Coral da Gremig. Nos outros pontos de Belo Horizonte, a decoração poderá ser conferida ainda na segunda semana de dezembro.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cemig alerta para aumento da vazão do Rio das Velhas

As chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no último final de semana, foram muito intensas. Apenas nos últimos três dias, o volume de chuva alcançou aproximadamente 120 mm, o que equivale a 50% da média histórica de todo o mês de novembro.

Por conta dessas chuvas, o volume de água que chega ao reservatório da PCH Rio de Pedras, no município de Itabirito (MG), aumentou, e o mesmo está sendo liberado de forma controlada e numa quantidade inferior ao volume que está chegando.

Dentro desse contexto, a Cemig alerta os municípios de Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, na RMBH, para que fiquem alertas, pois, além da liberação da vazão da PCH, existem diversos outros afluentes que deságuam no Rio das Velhas nos quais a Cemig não possui controle ou monitoramento e que, por si só, já podem causar problemas .

A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas nas próximas horas, porém com menor intensidade do que a registrada nos últimos dias.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Inscrições para estágio na Cemig terminam na sexta-feira

Estudantes que almejam obter experiência profissional e conhecer o cotidiano de trabalho em uma grande empresa têm até aproxima sexta-feira (18/11) para se inscrever no processo seletivo de estágio da Companhia Energética de Minas Gerais- Cemig. A Empresa oferece 379 vagas de estágio para 2012, sendo 219 para nível superior e 160 para nível médio técnico. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no www.estagioiel.com.br.

O estágio está previsto para começar em fevereiro, com duração de dez meses e carga horária de quatro horas por dia. Os candidatos selecionados receberão bolsa de complementação escolar, nos valores de 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, e terão direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.

Provas on-line

O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova on-line de conhecimentos gerais e atualidades. Para finalizar o processo de inscrição, é necessário encaminhar ao Instituto Euvaldo Lodi, até o dia 18 de novembro, a declaração escolar, conforme modelo próprio do IEL presente no Anexo II do Regulamento do Programa de Estágio (contendo nome completo, curso, período, ano ou módulo em que se encontra matriculado com a previsão de formatura e o histórico escolar atualizado comprovando média de 60% do último período cursado), para comprovação dos dados escolares.

A postagem deverá ser feita até o dia 18 de novembro de 2011 para o endereço: Instituto Euvaldo Lodi - Rua Alagoas, nº 76 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte – MG CEP 30140-060.

As áreas solicitantes receberão a lista dos candidatos pré-selecionados para efetuarem as entrevistas técnicas, e a previsão de contratação dos estagiários é em fevereiro de 2012.

Especificações

Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequente no penúltimo ou no último ano do curso, para estágio de nível superior. Para estágio de nível médio técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso ou, então, ter concluído o curso e necessitar do estágio para obtenção do certificado de conclusão.

No caso específico do curso tecnólogo, somente poderão participar aqueles estudantes que já tiverem concluído o primeiro ano do curso.

Somente serão aceitas inscrições de estudantes dos cursos reconhecidos pelo MEC, conforme consta no site. Inscrições de estudantes que já tenham cumprido estágio do mesmo curso na Cemig não serão aceitas.

Abaixo, segue a relação dos cursos que os alunos devem estar cursando para se candidatarem às vagas:

Nível Superior:
Administração, Administração Financeira, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Estatística, Geografia, Geologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Redes de Computadores, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Qualidade, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processamento de Dados.

Nível técnico:
Agrícola, Administração, Agropecuária, Construção Civil, Contabilidade, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Formação Gerencial, Gestão de Processos, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho, Trânsito e Transportes, Telecomunicações e Zootecnia.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Longo período de estiagem e queimadas afetam todo o Estado

Os consumidores de energia de todo o Estado passaram por grandes transtornos em razão do longo período de estiagem ocorrido este ano e dos inúmeros focos de queimadas. Segundo a Cemig, somente no mês de setembro, 283 interrupções no fornecimento de energia foram provocadas por queimadas que atingiram a rede da Empresa, afetando principalmente consumidores das regiões Oeste, Leste, Centro, Sul e Norte de Minas.

Além dos incalculáveis danos ao meio ambiente causados pelas queimadas, os custos da Cemig para o reparo de equipamentos e estruturas, como postes, torres metálicas e condutores, apenas em setembro, foram de cerca de R$ 850 mil, valor próximo do que foi gasto para repor os prejuízos causados de janeiro a agosto, um total de R$ 896 mil. Além disso, o número de interrupções provocadas por queimadas no mês de setembro representou um aumento de 60% em relação ao apurado nos meses de julho e agosto, que somaram 176 ocorrências.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais identificou, de janeiro a agosto deste ano, um crescimento de 25% no número de incêndios florestais, em relação ao mesmo período em 2010, passando de 6,7 mil para 8,3 mil ocorrências.

Apesar desse aumento, o número de ocorrências, assim como o valor dos prejuízos causados, são bem menores do que os do ano passado. Em comparação com o mesmo período de 2010, julho e agosto registraram três vezes menos ocorrências, de 529 para 176, o mesmo acontecendo com os custos de substituição de material e equipamentos, de R$ 2,1 milhões para R$ 705 mil, em 2011.

Essa diminuição de ocorrências e de custos se dá também em função das ações preventivas realizadas pela Cemig que, já se antecipando ao período seco, realizou diversas obras, como a pintura de postes e outras estruturas com material antichamas e a limpeza da vegetação que fica sob as redes e linhas.

A Companhia investe R$ 3,5 milhões por ano em ações de limpeza de faixa, com a poda de árvores e vegetações, acero ao pé das torres e aplicação de pintura antichamas nos postes de madeira em locais de risco de queimadas. “Aproximadamente 90% das estruturas afetadas estavam aceradas e 50% já haviam recebido a pintura antichamas, que retarda a propagação do fogo ao longo da estrutura e é realizada a cada dois ou três anos”, explica Edgar Pereira Cardoso, gerente de Planejamento e Acompanhamento da Manutenção de Linhas e Subestações de Distribuição.


Casos expressivos

Um exemplo recente e bastante significativo foi o incêndio que afetou o Parque Estadual do Rola Moça no dia 23 de setembro, situação em que mais de 30 técnicos da Cemig estiveram envolvidos no restabelecimento de energia para os moradores residentes no entorno do Parque. Na ocasião, sete torres de madeira foram queimadas e derrubadas, dez postes e 16 cruzetas também foram totalmente destruídos.

O trabalho das equipes da Cemig foi intenso, em função da urgência na substituição e recuperação das estruturas danificadas, o que gerou custos da ordem de R$ 120 mil.

O gerente de Serviços em Linhas de Distribuição da Empresa, Evandro Lúcio Oliveira, destaca o comprometimento e dedicação dos eletricistas nos trabalhos para o restabelecimento da energia. “Foi necessário mobilizar equipes fora do expediente normal, às vezes à noite e com condições severas de trabalho, como cinzas e calor, no combate aos incêndios”. E complementa: “em muitos casos, conseguimos evitar a interrupção no fornecimento graças à ação em tempo adequado antes mesmo que a estrutura queimada caísse ao solo”.

Além das ocorrências na região Central, no dia 14 de setembro, uma queimada provocou a interrupção no fornecimento de energia, durante algumas horas, para os municípios de Ilicínea, Guapé, Santana da Vargem e Coqueiral, no Sul de Minas, que, juntos, possuem mais de 40 mil habitantes.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cemig informa sobre restabelecimento de energia


A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que já foi restabelecido o fornecimento de energia para 90% dos consumidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH atingidos pela interrupção ocorrida nessa terça-feira (11/10).

A Empresa informa, ainda, que cerca de 400 profissionais – entre eletricistas, técnicos e engenheiros, continuam mobilizados e trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os 10% restantes.

Área de Transmissão

Conforme a Cemig vem informando desde ontem, a tempestade que atingiu a RMBH provocou um curto-circuito em uma das fases da linha de transmissão de 345 kV Taquaril-Barreiro, afetando as subestações Barreiro, Bom Despacho, Ribeirão das Neves e Taquaril. O desligamento automático de circuitos de transmissão de 345 kV e 500 kV no Estado ocorreu em decorrência da proteção que atuou corretamente, evitando a queima de equipamentos.

Em virtude de tal desligamento, 2,3 milhões consumidores das regiões Central e Leste de Minas tiveram o fornecimento de energia interrompido, que, em alguns casos, chegou a 45 minutos.

Área de Distribuição

Após esse período, verificou-se que cerca de 100 mil clientes da RMBH tiveram o fornecimento de energia interrompido, provocado pela tempestade. Em apenas uma hora, o volume pluviométrico chegou a 15% do esperado para todo o mês de outubro. As rajadas de vento atingiram 80 km/h. Devido a tais condições meteorológicas, a Empresa recebeu 157 solicitações relativas a cabos partidos, que têm prioridade de atendimento.

Previsão meteorológica

De acordo com o Centro de Climatologia da Cemig, são esperadas pancadas de chuva em diversas regiões do Estado nesta quarta-feira (12/10). Há previsão de chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas no Triângulo, Oeste e Centro, principalmente à tarde. No Noroeste, Norte e Leste há previsão de céu nublado com chuvas a qualquer hora do dia.

A previsão para a Região Metropolitana de Belo Horizonte é de nebulosidade variável, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de raios no final da tarde e início da noite, mas de menor intensidade.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cemig esclarece interrupções no fornecimento de energia

Curto-circuito no sistema de extra alta tensão

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que às 15h51 desta terça-feira (11/10) ocorreu um curto-circuito na linha de transmissão de 345 kV Taquaril-Barreiro, afetando as subestações Barreiro, Bom Despacho, Ribeirão das Neves e Taquaril, com o desligamento automático de circuitos de transmissão de 345 kV e 500 kV no Estado.

Em função de tais desligamentos, 2,3 milhões consumidores das regiões Central e Leste de Minas tiveram o fornecimento de energia interrompido durante, aproximadamente, 45 minutos.

Tempestade sobre a RMBH

Em virtude da tempestade que atingiu a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH na tarde desta terça-feira (11/10), cerca de 100 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido. Às 20 horas, a energia já havia sido restabelecida para 80% dos consumidores.

A previsão é de que os 20 mil clientes restantes tenham o fornecimento de energia normalizado ao longo da noite de hoje e dessa quarta-feira (12/10).

A Cemig informa que cerca de 400 profissionais – entre eletricistas, técnicos e engenheiros, estão mobilizados e trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível.

Em apenas uma hora, o volume pluviométrico chegou a 15 mm, isto é, mais de 10% do esperado para todo o mês de outubro, cuja média histórica é de 140 mm. As rajadas de vento atingiram 80 km/h.

Nota de Esclarecimento

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que a tempestade que atingiu a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH na tarde desta terça-feira (11/10) provocou a interrupção no fornecimento de energia para clientes de parte de Betim, Igarapé, Pedro Leopoldo e nos seguintes bairros da capital: Jaraguá, Ouro Preto, Sagrada Família, Santa Efigênia, São Lucas, Nova Suíça, Salgado Filho, Pindorama, Belvedere, Buritis, São Bento e Luxemburgo.

Em apenas uma hora, o volume pluviométrico chegou a 15 mm, isto é, mais de 10% do esperado para todo o mês de outubro, cuja média histórica é de 140 mm. As rajadas de vento atingiram 80 km/h.

A Cemig informa que cerca de 200 equipes estão mobilizadas e trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível.

Por fim, a Empresa esclarece que o Fale com a Cemig – telefone 116 funciona normalmente, mas com um grande volume de ligações.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à falta de energia ocorrida na tarde desta terça-feira, às 15h50min, a Cemig informa que a ocorrência atingiu consumidores das regiões Central e Leste do Estado. O desligamento teve origem no sistema de transmissão da Empresa e o restabelecimento teve início 9 minutos após, ou seja, às 15h59min.

A partir das 15h59min, sob coordenação do Operador Nacional do Sistema – ONS, teve início o restabelecimento progressivo no sistema de transmissão.

A Cemig informa, ainda, que já está em apuração a causa que deu origem ao desligamento no sistema de transmissão.

Neste momento há falta de energia em alguns locais da Região Metropolitana, como Betim, Contagem, Matozinhos e Belo Horizonte e os técnicos da Empresa estão trabalhando para restabelecer esses clientes.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Horário de Verão começa no próximo domingo

Os relógios de quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Estado da Bahia, deverão ficar adiantados em uma hora a partir do próximo domingo (16/10). Entra em vigor, à zero hora, o Horário de Verão 2011/2012.

O novo horário, que dessa vez termina à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012, vai vigorar em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia, que irá participar novamente da medida.

De acordo com o engenheiro de Operação do Sistema da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Wilson Fernandes Lage, o principal benefício do Horário de Verão é o aumento da confiabilidade e segurança na operação do sistema elétrico, o que acaba reduzindo o risco de apagões. “Isso é alcançado pela redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro, que ocorre no período das 18 às 22 horas”. Ainda segundo o engenheiro, o Horário de Verão pode gerar uma série de outros ganhos. “Com a sua adoção, é possível, por exemplo, facilitar a programação de manutenções, reduzir a necessidade de geração térmica para atendimento de ponta, minimizar a necessidade de investimentos para atendimentos localizados e preservar o meio ambiente, já que a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil é evitada”, explica Wilson.

Previsão de economia

Em Minas Gerais, está prevista uma redução na demanda diária máxima de energia de até 4%, o que corresponde a cerca de 300 MW. Para se ter uma ideia, essa potência equivale, por dia, a uma redução no horário de pico comparável a geração de 2,3 usinas do porte da Usina Térmica Igarapé (a plena carga) ou mesmo a 30% da carga de pico de Belo Horizonte.

Durante esses pouco mais de quatro meses, espera-se uma economia de energia de até 0,5% (110.000 MWh), o que seria suficiente para abastecer a capital mineira durante dez dias. Para o consumidor residencial, por sua vez, a redução mensal pode chegar a 5%, caso sejam mantidos os hábitos de consumo.

Segundo Wilson Lage, como nesta época os dias ficam mais longos, a economia registrada, principalmente nas regiões mais ao Sul do Estado, pode ser bastante significativa. “Quanto maior a distância da linha do Equador, maior o efeito do horário”.

Esta é a 41ª edição do Horário de Verão que, desde 2008, possui data fixa de início (terceiro domingo de outubro) e término. Curiosamente, desta vez, como existe a coincidência entre o domingo previsto para o seu fim e o carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte (26/02/12), conforme Decreto 6.558, do Ministério de Minas e Energia.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projeto oferece música e história gratuitamente

O público mineiro poderá desfrutar de boa música em dois museus do Estado. O projeto Música no Museu chega a Belo Horizonte e a cidade histórica de Ouro Preto com concertos gratuitos. Visando disseminar a cultura, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig apoia a iniciativa, que oferece ao público a oportunidade de ouvir música erudita e conhecer espaços culturais e históricos.

As apresentações dessa edição do Música no Museu têm como tema os “Trezentos de Vila Rica” e integram o circuito “Concertos nas cidades históricas de Minas Gerais”. Os concertos serão regidos pelo Trio Amadeus no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, e na Casa da Ópera, no município de Ouro Preto.

Além de música e história, trabalhos dos artistas mineiros Yara Tupynambá e Oscar Araripe compõem o cenário, enriquecendo a atração cultural. A entrada é gratuita e a classificação livre, possibilitando o contato de diversos públicos com diferentes expressões artísticas.

Há seis anos, a Cemig patrocina o projeto Música no Museu por acreditar na democratização da cultura. Cecília Bhering Magalhães Pinto, analista cultural da Empresa, explica que a Cemig incentiva eventos que têm como proposta enriquecer os conhecimentos e oferecer oportunidades para a sociedade vivenciar diferentes manifestações culturais. “Disponibilizar o acesso à música erudita de forma gratuita em lugares como os museus é uma reunião de dois segmentos culturais relevantes. Além disso, é a situação favorável para oferecer ao público acesso a atividades culturais sem qualquer custo”, destaca.

Apresentações

Dia: sexta-feira (07/10)

Local: Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte

Horário: 20 horas

Dia: domingo (09/10)

Local: Casa da Ópera, em Ouro Preto

Horário: 15h30

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta aos questionamentos sobre os desligamentos de semáforos em Belo Horizonte, a Cemig esclarece que trabalha para assegurar o fornecimento contínuo de energia elétrica a todos os consumidores, inclusive aos órgãos e equipamentos públicos.

Salientamos que, imediatamente após a interrupção no fornecimento de energia, a Cemig aciona suas equipes em campo para que o restabelecimento ocorra no menor tempo possível.

Ressaltamos ainda que desligamentos ocasionados por fatores externos são passíveis de acontecer, porém a Cemig prioriza o restabelecimento principalmente em áreas de grande concentração de pessoas e intenso tráfego de veículos, como é o caso das vias públicas da capital mineira.

Cemig é homenageada pela Bolsa de Valores de Nova York

Negociação de ações no mercado norte-americano completa 10 anos

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig participa, na próxima quinta-feira (06/10), da cerimônia de encerramento do pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), o “Closing Bell”. A iniciativa faz parte da programação especial da sétima edição do Cemig Day – homenagem promovida pela New York Stock Exchange.

Em 2011, a solenidade comemora os dez anos do lançamento oficial das ações da Cemig no mercado norte-americano na forma de ADR (American Depositary Receipt) Nível II. Outro marco histórico é o fato de a Cemig ter sido a primeira empresa do mundo a negociar ações no pregão de reabertura da Bolsa de Valores de Nova York, após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Segundo o presidente da Empresa, Djalma Bastos de Morais, após dez anos, “reafirmamos a confiança no mercado e ressaltamos que temos feito todo esforço para cumprir as regras e determinações da legislação para continuar a merecer a atenção e a consideração dos investidores”. E complementa: “vamos além, impondo uma política austera de governança corporativa enquanto, em paralelo, trabalhamos para por em prática um Plano Estratégico de Expansão.” Morais destaca ainda que foram realizados investimentos seguros e com visão de retorno para os acionistas. Como resultado, o valor de mercado da Cemig cresceu mais de quatro vezes nos últimos anos, demonstrando a confiança dos acionistas e investidores.

O objetivo do Cemig Day é homenagear a Companhia por ter se destacado como uma das empresas brasileiras mais bem cotadas e negociadas no mercado internacional. A programação da cerimônia será composta por encontro com investidores internacionais, entrevista coletiva para a imprensa especializada, além do tradicional toque do sino – “Closing Bell”, acompanhado por investidores e mais de 200 milhões telespectadores em todo o mundo.

DJSI World

Neste ano, a Cemig mais uma vez foi selecionada para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) no período 2011/2012. São 12 anos consecutivos que marcam a permanência da Empresa nesse Índice, mantendo-se como a única do setor elétrico da América Latina a fazer parte do DJSI World desde a sua criação, em 1999.

O DJSI World é composto por ações das maiores empresas que, por sua reconhecida sustentabilidade corporativa, são capazes de criar valor para os acionistas, aproveitando as oportunidades e gerenciando os riscos associados a fatores econômicos, ambientais e sociais.

Mercado

A Cemig possui 114 mil acionistas de 42 países e, desde 1993, tem listado na Bolsa de Valores de Nova York ADRs Nível I (CIG) em ações preferenciais, que foram transformados em Nível II no ano de 2001. Posteriormente, em 2007, foi lançado na NYSE o programa de ADRs lastreado em ações ordinárias (CIG.C). A Empresa possui, também, ações preferenciais listadas na Latibex (Bolsa de Valores de Madri), desde 2002, e na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

Atualmente, a Cemig é a maior empresa integrada do setor elétrico do Brasil, atuando em 22 Estados do País e no Chile. O Grupo Cemig é composto por 58 empresas e 15 consórcios, sendo o terceiro maior grupo gerador e transmissor de energia. É ainda o maior grupo distribuidor, responsável por aproximadamente 12% do mercado nacional, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, e a maior fornecedora de energia para clientes livres do Brasil, com 25% do mercado.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que, nesta terça-feira (4/10), às 16h10min, ocorreu um defeito em um equipamento da Subestação Centro, provocando a interrupção no fornecimento de energia para clientes da região Centro-Sul da capital, atingindo principalmente os seguintes bairros: Funcionários, Santa Efigênia, Centro e Lourdes.

Cinco minutos após o ocorrido, o fornecimento de energia já havia sido restabelecido para 50% dos clientes. A energia foi restabelecida para os outros 50% às 16h26min.

A Cemig informa que está apurando as causas que provocaram esse desligamento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que, nesta segunda-feira (03/10), em decorrência das chuvas foram registradas interrupções pulverizadas no fornecimento de energia da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com ocorrências principalmente em Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luiza e na Capital. Mais de 100 equipes da Empresa estão empenhadas no restabelecimento e a previsão é de que os trabalhos avancem durante a noite.

Segundo o Centro de Climatologia da Cemig, uma frente fria chegou a Minas Gerais na madrugada desta segunda-feira e permanece sobre o Estado até quinta-feira. No período, a previsão é de tempo nublando a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas de intensidade moderada.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cemig sedia debates sobre geração distribuída

Discutir os desafios e as possibilidades da geração distribuída, uma opção de geração de energia nas redes de baixa tensão em todo o País. Esse é o objetivo do evento “Desafios e Oportunidades da Geração Distribuída em Baixa Tensão no Brasil”, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Cigré-Brasil, que acontece no dia 5 de outubro, em Belo Horizonte.

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig foi selecionada para sediar o encontro por conta do seu pioneirismo nos estudos dessa modalidade de geração de energia, que funciona com a utilização de unidades geradoras instaladas próximo aos centros de consumo e conectadas ao sistema de distribuição. O evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia, que pode ser feita no site www.cigre.org.br.

De acordo com o engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig, Márcio Eli Moreira de Souza, a geração distribuída vem ganhando relevância no mercado. “Atualmente, tem-se um cenário em que a demanda de energia é crescente. Questões ambientais e econômicas, às vezes, se apresentam como entraves à viabilização de grandes empreendimentos de geração. Desse modo, a geração distribuída representa uma solução para um mercado promissor.”

Márcio Eli explica que, dentre as vantagens da geração distribuída, está a redução das perdas elétricas no transporte de energia. Ela também permite a utilização de diversos tipos de tecnologias e matrizes energéticas renováveis – como pequenas centrais hidrelétricas, geradores eólico e solar, e não-renováveis – como turbinas a gás, biomassa e células combustíveis, o que possibilita a diversificação do parque gerador do País.

A Cemig, por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, em parceria com instituições de ensino como universidades, desenvolve diversos estudos relacionados à geração distribuída. O objetivo é analisar o impacto que essa forma de geração de energia pode causar na rede da Empresa, além de testar maneiras de implementar essa tecnologia.

No evento, representantes de diversas empresas nacionais e estrangeiras irão abordar o contexto mundial, as tecnologias disponíveis, práticas adotadas pelas concessionárias brasileiras e experiências internacionais relativas à geração distribuída, debatendo e promovendo ações estratégicas sob os seguintes aspectos:

· veículos elétricos;

· armazenamento de energia;

· tecnologia de geração distribuída em baixa tensão;

· conexão de geração distribuída em baixa tensão;

· regulamentação.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cemig conquista Troféu Transparência pela oitava vez consecutiva

A qualidade e a clareza das demonstrações financeiras da Cemig foram reconhecidas novamente. A Empresa venceu pela oitava vez consecutiva o Troféu Transparência, concedido pela Anefac-Fipecafi-Serasa Experian, e foi homenageada também pela trajetória histórica na premiação.

A Cemig foi premiada na categoria “Empresas de Capital Aberto” com faturamento acima de R$ 8 bilhões, entre as dez empresas de capital aberto com as melhores demonstrações financeiras do País. O Troféu Transparência avalia a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração, a aderência aos princípios contábeis, entre outros.

Para o superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George de Magalhães, a premiação vem após um desafio enfrentado pelas empresas: o recente processo de harmonização da contabilidade brasileira às normas internacionais, que foi a maior mudança na contabilidade do País desde a promulgação da Lei das SAs, em 1976. “No caso específico do setor elétrico, esse desafio foi ainda maior, pois uma parcela significativa dos novos procedimentos somente foram definidos ao final de 2010, o que implicou um período muito reduzido para a adaptação das demonstrações contábeis da Cemig aos novos padrões de contabilidade”.

As concorrentes também são avaliadas nas categorias “Empresas de Capital Aberto” com faturamento de até R$ 8 bilhões e “Empresas de Capital Fechado”. A análise e classificação são feitas a partir de critérios técnicos, estabelecidos pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Troféu Transparência

Criado em 1997, o Prêmio Anefac – Fipecafi – Serasa Experian incentiva a transparência corporativa no mercado. As vinte finalistas do XV Troféu Transparência foram selecionadas entre mais de 700 balanços contábeis avaliados em 2011 e as vinte melhores companhias foram eleitas nas três categorias da premiação, entre elas a Cemig.

A cerimônia de entrega do XV Troféu Transparência às empresas destaque aconteceu nessa quinta-feira (22/09), em São Paulo. Mais informações sobre a premiação estão disponíveis no site da Anefac.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primavera chega com tempo dentro da normalidade

A primavera no hemisfério sul em 2011 teve início às 6h04 dessa sexta-feira (23/9). Segundo o técnico em Planejamento Hidroenergético da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Geraldo Manoel Moreira da Paixão, as previsões meteorológicas para a estação devem ficar dentro da normalidade para essa época do ano em termos de temperatura e pluviosidade.

Geraldo Paixão explica que a expectativa é de uma primavera com chuvas entre a média e ligeiramente acima da média para todo o Estado. O início do período chuvoso, de acordo com o que ocorre historicamente em Minas Gerais, deve mesmo começar no mês de outubro. As temperaturas, por sua vez, serão acima da média durante os próximos três meses. A previsão é de que tenhamos médias máximas em torno dos 32°C no Norte do Estado e médias mínimas de 26°C no Sul.

“É importante ressaltar que em outubro, observam-se muitos focos de queimadas em Minas, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, em virtude das altas temperaturas e da falta de chuvas”, afirma Geraldo Paixão.

Em novembro, a frequência das frentes frias aumenta e os totais diários se tornam mais significativos, com previsão de chuvas em torno de 20% acima da média. Dezembro, já perto do final da primavera, terá também chuvas mais volumosas com frentes frias estacionárias.

Centro de Climatologia da Cemig

A Cemig conta com um moderno Centro de Climatologia responsável pela previsão do tempo e vigilância meteorológica. Equipado com um Sistema de Telemetria Meteorológico com 150 estações de observação espalhadas pelo Estado, o Centro de Climatologia conta também com um Sistema de Localização de Tempestades, que detecta raios em qualquer região de Minas, com computadores dedicados para rodar modelos numéricos de previsão para sete dias de antecedência.

O sistema de previsão do tempo é disponibilizado para todos os órgãos de operação e planejamento da Cemig e para apoio aos órgãos de Defesa Civil, Prefeitura de Belo Horizonte e emissoras de televisão. Os alertas meteorológicos gerados pelo Centro de Climatologia são enviados por e-mail, SMS e comunicação através de telefone celular.

Radar meteorológico

Com o objetivo de monitorar tempestades severas com antecedência de até 6 horas, a Cemig está investindo R$ 10,5 milhões na implantação de um radar meteorológico no Morro do Elefante, no município de Mateus Leme.

O equipamento, importado da Finlândia, emite ondas eletromagnéticas que, após passarem pelas nuvens, retornam gerando dados. O radar emite informações precisas em um raio de até 200 quilômetros de abrangência e dados com menor grau de detalhamento em até 450 quilômetros. O início da operação do equipamento está previsto para novembro deste ano.

Cemig realiza obras de melhoria nos bairros Buritis e Estoril


A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig realiza no próximo domingo (25/9) obras de expansão do sistema elétrico nos bairros Buritis e Estoril, região Oeste de Belo Horizonte. A manutenção

está programada para o período das 9 às 15h30. Nesse período cerca de quatro mil consumidores, dentre eles residenciais, comerciais e industriais, terão o fornecimento de energia interrompido. O objetivo das obras é atender à demanda de crescimento do bairro e região.

Com cerca de 150 profissionais, os trabalhos realizados pela Cemig nesse dia vão envolver a substituição de 53 postes, remanejamento de carga, instalação de 12 chaves-facas (equipamento que protege e permite mais manobras na rede), instalação de um religador (equipamento que protege a rede em caso de curto-circuito e oferece a possibilidade automática de retorno do fornecimento de energia) e a extensão de aproximadamente seis quilômetros de rede.

Por medida de segurança, a Cemig recomenda que todos os equipamentos devem ser considerados energizados durante o período mencionado, pois o fornecimento de energia pode ser normalizado antes do horário previsto para o encerramento dos serviços.

Os clientes podem obter mais informações no Fale com a Cemig – telefone 116.

Os endereços onde o fornecimento de energia será interrompido são os seguintes:

® R. Aripuanã, entre os números 95 e 100

® R. Dr. Lucídio Avelar, entre os números 83 e 100

® R. Engenheiro Alberto Pontes, entre os números 92 e 542

® R. Ernani Agrícola, entre os números 6 e 156

® R. Esmeraldo Botelho, entre nº 77 e 173

® R. Henrique Furtado Portugal, entre os números 95 e 299

® R. Jandiatuba, entre os números 88 e 100

® R. José Hemetério Andrade, entre nº 91 e 131

® R. José Rodrigues Pereira, entre os números 210 e 212

® R. Jurena, entre os números 91 e 107

® R. Líbero Leone, entre os números 70 e 100

® Av. Prof. Mário Werneck, entre os números 94 e 2047

® R. Profª. Bartira Mourão, entre os números 90 e 125

® R. Vitório Magnavaca, entre os números 11 e 245

® R. Walter G. Figueiredo entre os números 92 e 116.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cemig apresenta Plano de Atendimento para o Período Chuvoso na RMBH

Com o intuito de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas ao sistema elétrico e ao atendimento dos consumidores, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investiu R$ 118,1 milhões na melhoria e manutenção da rede de transmissão e distribuição da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH.

Os investimentos e as ações previstas foram apresentados nesta quinta-feira (15/9) pelo superintendente de relacionamento comercial com clientes de distribuição da Cemig, Ricardo César Rocha, e pelo gerente de planejamento energético, Marcelo de Deus Melo.

O objetivo é diminuir o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso.

De acordo com Ricardo César Rocha, foram investidos, nos últimos 12 meses, R$ 73 milhões em reforma e aumento da capacidade de linhas de transmissão e subestações, R$ 22 milhões em reforma, reforço e automação de redes de distribuição e R$ 20 milhões em manutenção preventiva. Além disso, a Cemig realiza a substituição de redes convencionais por redes protegidas e isoladas, mais compatíveis com a arborização urbana, contribuindo para a redução do número de desligamentos.

Entre as ações do Programa Especial de Manejo de Árvores e Redes – Premiar destacam-se a vistoria e acompanhamento das árvores em contato com a rede elétrica e a substituição contínua de espécies em situação de risco de queda. Vinte obras de adequação de rede foram concluídas com investimento de R$ 2,7 milhões.

Alerta meteorológico

Além de todas as ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia que prevê a ocorrência de tempestades.

A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas.

As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da Empresa para atuar com maior agilidade. Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 600 empregados e mais de 200 veículos, podem ser acionados na RMBH.

Além disso, a Cemig continua sendo uma das distribuidoras de energia elétrica do Brasil com a maior de central de atendimento a clientes. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para atender cerca de 300 mil ligações/dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.

Radar meteorológico

Com o objetivo de monitorar tempestades severas com antecedência de até 6 horas, a Cemig está investindo R$ 10,5 milhões na implantação de um radar meteorológico no Morro do Elefante, no município de Mateus Leme.

O equipamento, importado da Finlândia, emite ondas eletromagnéticas que, após passarem pelas nuvens, retornam gerando dados. O radar emite informações precisas em um raio de até 200 quilômetros de abrangência e dados com menor grau de detalhamento em até 450 quilômetros. O início da operação está previsto para novembro deste ano.

Números

Na RMBH, a Cemig possui uma rede de distribuição com 33,3 mil quilômetros de extensão, 464,5 mil postes, 66,2 mil transformadores e 48 subestações controladas remotamente.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Queimada deixa 4 municípios do Sul de Minas sem energia

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que uma queimada danificou, nesta quarta-feira (14/09), um poste de uma linha de 69 kV que atende as sedes dos municípios de Ilicínea, Guapé, Santana da Vargem e Coqueiral, no Sul de Minas, interrompendo o abastecimento de energia nesses locais às 10h55. O fornecimento da energia para Coqueiral e Santana da Vargem e, parcialmente, nos outros municípios foi restabelecido às 12h40. Uma equipe da Cemig trabalha na substituição da estrutura danificada com previsão de término dos serviços, às 17 horas.

Com mais de 80 dias de estiagem em grande parte do Estado, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig registrou, nos meses de julho e agosto deste ano, 127 interrupções no fornecimento de energia em redes de distribuição provocadas por queimadas, afetando 94.754 consumidores.

A Cemig alerta que, além dos prejuízos causados ao meio ambiente, as queimadas geralmente provocam danos irreversíveis aos materiais atingidos, gerando a necessidade da troca total dos equipamentos danificados. O prejuízo com a substituição desses equipamentos já soma R$ 896 mil somente este ano.

Ocorrências
De janeiro a agosto deste ano, a Cemig registrou 170 interrupções no fornecimento de energia em redes de distribuição provocadas por queimadas, cerca de 109 mil consumidores ficaram sem energia.

No entanto, esse número aumenta significativamente até o fim do ano, especialmente em períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Para se ter uma ideia, no ano passado, ocorreram 529 desligamentos, que deixaram 433 mil consumidores sem energia.

Campanha e dicas
Desde o início de julho, a Cemig está veiculando nas emissoras de rádio de todo o Estado a campanha “Quem faz uma queimada pode perder o controle do fogo e causar um grande problema”. O objetivo é alertar a população sobre os riscos das queimadas.

De acordo com a Empresa, as principais causas de queimadas em Minas são a queima preparatória de pastos e de terrenos para plantio, além da queima de lixos e de tocos de cigarros jogados em beiras de estradas - atingindo a vegetação seca, e descargas atmosféricas. Para ajudar a diminuir os índices de focos de queimadas, a Cemig dá as seguintes orientações:

- fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo;

- não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação;

- apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

- não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cemig é reconhecida pelo relacionamento com a imprensa

A qualidade do relacionamento que a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig mantém com a mídia foi atestada pelo prêmio “As Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, promovido pela Revista Negócios da Comunicação. No setor de energia elétrica, a Cemig foi classificada entre as três melhores empresas a partir de pesquisa realizada com 2,5 mil jornalistas de todo o País.

Segundo o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Luiz Henrique Michalick, esse reconhecimento mostra o acerto na postura da Empresa em ter como prioridade o atendimento à imprensa, sem discriminação de veículos e sem restrições aos assuntos colocados. “A Cemig tem respeito e credibilidade perante os veículos de imprensa por sua postura aberta, por não omitir ou se esconder quando ocorrências envolvem a Empresa, como aconteceu recentemente no caso da tragédia de Bandeira do Sul.”

Levantamento realizado pela Empresa demonstra que, somente no ano passado, foram atendidas 4.115 solicitações da imprensa nacional e internacional, entre demandas de informações, entrevistas e material institucional. Em relação à origem dos atendimentos, 84% provêm da mídia regional, 15% da imprensa nacional e 1% de jornalistas estrangeiros. Veículos de mídia impressa respondem por 38% das solicitações, seguidos por emissoras de televisão com 30%, rádio (18%), portais de notícias (7%) e outros segmentos com 7%. No primeiro semestre de 2011, foram registradas 2.296 solicitações da mídia.

Destacamos a dedicação dos nossos jornalistas, que se esforçam para atender a imprensa, inclusive com plantões fora do expediente normal e em todos os sábados, domingos e feriados. Devemos enfatizar ainda que esse êxito também se deve aos gerentes, técnicos e diretores da Cemig que se empenham e reconhecem a importância do relacionamento com a imprensa, atendendo os jornalistas a tempo e a hora, como a notícia exige”, explica Luiz Henrique Michalick.

Atualmente, a equipe de atendimento à imprensa da Cemig é composta por oito jornalistas que desempenham atividades de comunicação institucional em Belo Horizonte. No interior do Estado, a Companhia conta com agentes de relacionamento com a mídia em Montes Claros, Governador Valadares, Divinópolis, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia.

Reconhecimento

O prêmio “As Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas” visa reconhecer a qualidade do relacionamento que as companhias mantêm com os jornalistas e ressaltar o nível de tratamento que elas conferem aos profissionais da imprensa quanto ao acesso, disponibilização e facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais.

Três empresas de cada um dos 30 setores econômicos avaliados pela pesquisa, conduzida pela H2R e auditada pela consultoria britânica BDO, receberam o prêmio. No setor elétrico, além da Cemig, foram premiadas Eletrobras e AES Brasil.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Período de estiagem aumenta índice de queimadas no Estado

Danos provocados por chamas prejudicam o tempo de restabelecimento de energia

Com mais de 80 dias de estiagem em grande parte do Estado, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig registrou, somente nos meses de julho e agosto deste ano, 127 interrupções no fornecimento de energia em redes de distribuição provocadas por queimadas, afetando 94.754 consumidores.

Segundo Fernando César Bragança, engenheiro da Cemig, além dos prejuízos causados ao meio ambiente, as queimadas geralmente provocam danos irreversíveis aos materiais atingidos, gerando a necessidade da troca total dos equipamentos danificados. O prejuízo com a substituição desses equipamentos já soma R$ 896 mil somente este ano. “O processo de restabelecimento de energia nesses casos é ainda mais complicado. As queimadas interferem no tempo de execução das tarefas, não só pela complexidade do trabalho, mas também pela acessibilidade e permanência da equipe nos locais atingidos”, explica o engenheiro.

No dia 22 de agosto, por exemplo, uma das redes de transmissão de energia que atende a região de Ibiá, Campos Altos e São Gotardo, no Triângulo Mineiro e parte da Região do Alto Paranaíba, foi atingida por uma queimada, deixando 34 mil consumidores sem energia, dos quais 21 mil tiveram o fornecimento de energia interrompido por mais de quatro horas. A Cemig mobilizou 14 empregados, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, e cinco veículos para localizar a falha e restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível.

O atendimento poderia ter sido mais ágil se o fogo não tivesse se propagado e causado o risco iminente de queda de um dos postes, ocasionando muita fumaça e brasa no local”, explica Almir de Jesus Borges, técnico de serviço elétrico que estava envolvido no restabelecimento. Almir conta que os bombeiros chegaram a ser acionados, mas não conseguiram ter acesso ao local em função das condições desfavoráveis do terreno, não sendo possível, dessa forma, eliminar todo o foco de chamas. “A estrutura atingida estava próxima à outra que se manteve energizada, com bastante risco. Para trabalharmos com segurança, tivemos que atuar com uma equipe reduzida que se revezava em duas frentes de serviço”, diz o técnico.

Ocorrências

De janeiro a agosto deste ano, a Cemig registrou 170 interrupções no fornecimento de energia em redes de distribuição provocadas por queimadas, cerca de 109 mil consumidores ficaram sem energia.

No entanto, esse número aumenta significativamente até o fim do ano, especialmente em períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Para se ter uma ideia, no ano passado, ocorreram 529 desligamentos, que deixaram 433 mil consumidores sem energia.

Meteorologia

O mês de agosto foi marcado pelos baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte de Minas Gerais, chegando a níveis abaixo de 15%, sobretudo nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro. Nesses locais não chove há mais de 80 dias e a previsão é de tempo seco pelo menos para os próximos dez dias. Já no Sul e Zona da Mata, frentes frias têm ocasionado uma pequena melhora na qualidade do ar. Toda a faixa leste do Estado também tem tido médias de umidade mais elevadas, em virtude da circulação oceânica.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte também não chove há mais de 80 dias e as condições de temperatura e umidade ainda permanecem críticas para os próximos dias. Uma frente fria poderá causar chuva leve nas regiões Sul, Zona da Mata e Central entre os dias 7 e 10 de setembro, entretanto não são esperados volumes significativos. Esse cenário condiz com a estação no Estado, que é marcada por tempo seco com favorabilidade para a ocorrência de queimadas.

Campanha e dicas

Desde o início de julho, a Cemig está veiculando nas emissoras de rádio de todo o Estado a campanha “Quem faz uma queimada pode perder o controle do fogo e causar um grande problema”. O objetivo é alertar a população sobre os riscos das queimadas.

De acordo com a Empresa, as principais causas de queimadas em Minas são a queima preparatória de pastos e de terrenos para plantio, além da queima de lixos e de tocos de cigarros jogados em beiras de estradas - atingindo a vegetação seca, e descargas atmosféricas. Para ajudar a diminuir os índices de focos de queimadas, a Cemig dá as seguintes orientações:

- fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo;

- não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação;

- apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

- não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nota de Esclarecimento



Com relação ao incidente ocorrido ontem (9/8), por volta das 19h50, em uma câmara da rede subterrânea da Cemig, localizada na Avenida Santos Dumont, no Centro de Belo Horizonte, a Empresa esclarece que as causas estão sendo apuradas.

Um pedestre que passava pelo local sofreu escoriações e foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital João XXII, onde foi submetido a exames diversos e liberado nessa manhã. Uma assistente social da Empresa acompanhou o atendimento prestado pelo hospital.

Equipes da Cemig encontram-se no local para isolar o transformador, que será retirado para análise e identificação das causas do incidente. A retirada do equipamento está prevista para ocorrer na noite desta quarta-feira (10/8), por volta das 22 horas, a fim de evitar transtorno para motoristas e pedestres.

A Empresa informa ainda que, após a ocorrência, o transformador dessa câmara foi desligado, sem interrupção no fornecimento de energia para nenhum cliente.

Por fim, a Cemig esclarece que em março a mesma câmara da rede subterrânea passou por inspeção de rotina e não apresentou nenhuma irregularidade, operando em condições normais.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Distribuidoras de energia se reúnem para apresentar melhores práticas

Oportunidade de diálogo e compartilhamento de boas ideias na área de distribuição de energia elétrica, Belo Horizonte sedia nessa terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de agosto, o Seminário Abradee de Melhores Práticas – Samp.

O evento é promovido pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica – Abradee e sediado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. O objetivo do evento é apresentar os resultados da Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente Residencial e colocar em discussão as melhores práticas aplicadas pelas empresas finalistas do Prêmio Abradee 2011 em Avaliação de Clientes.

Além dos resultados da pesquisa e da discussão de pontos relevantes alcançados pelas distribuidoras, durante os dois dias do evento serão realizadas palestras sobre as melhores ações em atendimento ao consumidor praticadas pelas empresas.

Para o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, o seminário é uma ótima oportunidade para disseminar o que de melhor as empresas têm feito, fazendo com que os bons resultados alcançados sejam compartilhados por todos. “Isso tem trazido um aprimoramento de desempenho nos serviços prestados e contribuído para que o Brasil se torne mais uniforme na distribuição de energia e o atendimento seja cada vez melhor”, afirma.

Nelson Leite acredita também que fornecimento de energia e comunicação com os clientes serão temas amplamente abordados no seminário, visto que o atendimento de qualidade e a aproximação com a população devem ser cada vez melhores.

Pesquisa Abradee
Realizada há 13 anos, a Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente Residencial tem o objetivo de compreender qual a avaliação que os consumidores fazem dos serviços prestados pelas distribuidoras, bem como buscar melhorias para o setor.

A edição atual da Pesquisa Abradee constatou que 77% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com os serviços prestados. Para Nelson Leite, alcançar tal índice é obter um bom retorno, contudo há muito a ser melhorado. “Desde 2005, estamos mantendo o índice de satisfação acima dos 70%, e os insatisfeitos são menos de 10%. É um resultado muito bom e condiz com a nossa busca por melhorias”, opina Nelson.

A 13ª edição da pesquisa foi feita em 49 das 63 distribuidoras do País, com a realização de 26.125 entrevistas em 905 municípios, de 26 estados brasileiros.