A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que já foi restabelecido o fornecimento de energia para 90% dos consumidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH atingidos pela interrupção ocorrida nessa terça-feira (11/10).
A Empresa informa, ainda, que cerca de 400 profissionais – entre eletricistas, técnicos e engenheiros, continuam mobilizados e trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os 10% restantes.
Área de Transmissão
Conforme a Cemig vem informando desde ontem, a tempestade que atingiu a RMBH provocou um curto-circuito em uma das fases da linha de transmissão de 345 kV Taquaril-Barreiro, afetando as subestações Barreiro, Bom Despacho, Ribeirão das Neves e Taquaril. O desligamento automático de circuitos de transmissão de 345 kV e 500 kV no Estado ocorreu em decorrência da proteção que atuou corretamente, evitando a queima de equipamentos.
Em virtude de tal desligamento, 2,3 milhões consumidores das regiões Central e Leste de Minas tiveram o fornecimento de energia interrompido, que, em alguns casos, chegou a 45 minutos.
Área de Distribuição
Após esse período, verificou-se que cerca de 100 mil clientes da RMBH tiveram o fornecimento de energia interrompido, provocado pela tempestade. Em apenas uma hora, o volume pluviométrico chegou a 15% do esperado para todo o mês de outubro. As rajadas de vento atingiram 80 km/h. Devido a tais condições meteorológicas, a Empresa recebeu 157 solicitações relativas a cabos partidos, que têm prioridade de atendimento.
Previsão meteorológica
De acordo com o Centro de Climatologia da Cemig, são esperadas pancadas de chuva em diversas regiões do Estado nesta quarta-feira (12/10). Há previsão de chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas no Triângulo, Oeste e Centro, principalmente à tarde. No Noroeste, Norte e Leste há previsão de céu nublado com chuvas a qualquer hora do dia.
A previsão para a Região Metropolitana de Belo Horizonte é de nebulosidade variável, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de raios no final da tarde e início da noite, mas de menor intensidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário