segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cemig sedia debates sobre geração distribuída

Discutir os desafios e as possibilidades da geração distribuída, uma opção de geração de energia nas redes de baixa tensão em todo o País. Esse é o objetivo do evento “Desafios e Oportunidades da Geração Distribuída em Baixa Tensão no Brasil”, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Cigré-Brasil, que acontece no dia 5 de outubro, em Belo Horizonte.

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig foi selecionada para sediar o encontro por conta do seu pioneirismo nos estudos dessa modalidade de geração de energia, que funciona com a utilização de unidades geradoras instaladas próximo aos centros de consumo e conectadas ao sistema de distribuição. O evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia, que pode ser feita no site www.cigre.org.br.

De acordo com o engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig, Márcio Eli Moreira de Souza, a geração distribuída vem ganhando relevância no mercado. “Atualmente, tem-se um cenário em que a demanda de energia é crescente. Questões ambientais e econômicas, às vezes, se apresentam como entraves à viabilização de grandes empreendimentos de geração. Desse modo, a geração distribuída representa uma solução para um mercado promissor.”

Márcio Eli explica que, dentre as vantagens da geração distribuída, está a redução das perdas elétricas no transporte de energia. Ela também permite a utilização de diversos tipos de tecnologias e matrizes energéticas renováveis – como pequenas centrais hidrelétricas, geradores eólico e solar, e não-renováveis – como turbinas a gás, biomassa e células combustíveis, o que possibilita a diversificação do parque gerador do País.

A Cemig, por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, em parceria com instituições de ensino como universidades, desenvolve diversos estudos relacionados à geração distribuída. O objetivo é analisar o impacto que essa forma de geração de energia pode causar na rede da Empresa, além de testar maneiras de implementar essa tecnologia.

No evento, representantes de diversas empresas nacionais e estrangeiras irão abordar o contexto mundial, as tecnologias disponíveis, práticas adotadas pelas concessionárias brasileiras e experiências internacionais relativas à geração distribuída, debatendo e promovendo ações estratégicas sob os seguintes aspectos:

· veículos elétricos;

· armazenamento de energia;

· tecnologia de geração distribuída em baixa tensão;

· conexão de geração distribuída em baixa tensão;

· regulamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário