Negociação de ações no mercado norte-americano completa 10 anos
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig participa, na próxima quinta-feira (06/10), da cerimônia de encerramento do pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), o “Closing Bell”. A iniciativa faz parte da programação especial da sétima edição do Cemig Day – homenagem promovida pela New York Stock Exchange.
Em 2011, a solenidade comemora os dez anos do lançamento oficial das ações da Cemig no mercado norte-americano na forma de ADR (American Depositary Receipt) Nível II. Outro marco histórico é o fato de a Cemig ter sido a primeira empresa do mundo a negociar ações no pregão de reabertura da Bolsa de Valores de Nova York, após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Segundo o presidente da Empresa, Djalma Bastos de Morais, após dez anos, “reafirmamos a confiança no mercado e ressaltamos que temos feito todo esforço para cumprir as regras e determinações da legislação para continuar a merecer a atenção e a consideração dos investidores”. E complementa: “vamos além, impondo uma política austera de governança corporativa enquanto, em paralelo, trabalhamos para por em prática um Plano Estratégico de Expansão.” Morais destaca ainda que foram realizados investimentos seguros e com visão de retorno para os acionistas. Como resultado, o valor de mercado da Cemig cresceu mais de quatro vezes nos últimos anos, demonstrando a confiança dos acionistas e investidores.
O objetivo do Cemig Day é homenagear a Companhia por ter se destacado como uma das empresas brasileiras mais bem cotadas e negociadas no mercado internacional. A programação da cerimônia será composta por encontro com investidores internacionais, entrevista coletiva para a imprensa especializada, além do tradicional toque do sino – “Closing Bell”, acompanhado por investidores e mais de 200 milhões telespectadores em todo o mundo.
DJSI World
Neste ano, a Cemig mais uma vez foi selecionada para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) no período 2011/2012. São 12 anos consecutivos que marcam a permanência da Empresa nesse Índice, mantendo-se como a única do setor elétrico da América Latina a fazer parte do DJSI World desde a sua criação, em 1999.
O DJSI World é composto por ações das maiores empresas que, por sua reconhecida sustentabilidade corporativa, são capazes de criar valor para os acionistas, aproveitando as oportunidades e gerenciando os riscos associados a fatores econômicos, ambientais e sociais.
Mercado
A Cemig possui 114 mil acionistas de 42 países e, desde 1993, tem listado na Bolsa de Valores de Nova York ADRs Nível I (CIG) em ações preferenciais, que foram transformados em Nível II no ano de 2001. Posteriormente, em 2007, foi lançado na NYSE o programa de ADRs lastreado em ações ordinárias (CIG.C). A Empresa possui, também, ações preferenciais listadas na Latibex (Bolsa de Valores de Madri), desde 2002, e na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
Atualmente, a Cemig é a maior empresa integrada do setor elétrico do Brasil, atuando em 22 Estados do País e no Chile. O Grupo Cemig é composto por 58 empresas e 15 consórcios, sendo o terceiro maior grupo gerador e transmissor de energia. É ainda o maior grupo distribuidor, responsável por aproximadamente 12% do mercado nacional, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, e a maior fornecedora de energia para clientes livres do Brasil, com 25% do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário