quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cemig conquista Troféu Transparência pela oitava vez consecutiva

A qualidade e a clareza das demonstrações financeiras da Cemig foram reconhecidas novamente. A Empresa venceu pela oitava vez consecutiva o Troféu Transparência, concedido pela Anefac-Fipecafi-Serasa Experian, e foi homenageada também pela trajetória histórica na premiação.

A Cemig foi premiada na categoria “Empresas de Capital Aberto” com faturamento acima de R$ 8 bilhões, entre as dez empresas de capital aberto com as melhores demonstrações financeiras do País. O Troféu Transparência avalia a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração, a aderência aos princípios contábeis, entre outros.

Para o superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George de Magalhães, a premiação vem após um desafio enfrentado pelas empresas: o recente processo de harmonização da contabilidade brasileira às normas internacionais, que foi a maior mudança na contabilidade do País desde a promulgação da Lei das SAs, em 1976. “No caso específico do setor elétrico, esse desafio foi ainda maior, pois uma parcela significativa dos novos procedimentos somente foram definidos ao final de 2010, o que implicou um período muito reduzido para a adaptação das demonstrações contábeis da Cemig aos novos padrões de contabilidade”.

As concorrentes também são avaliadas nas categorias “Empresas de Capital Aberto” com faturamento de até R$ 8 bilhões e “Empresas de Capital Fechado”. A análise e classificação são feitas a partir de critérios técnicos, estabelecidos pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Troféu Transparência

Criado em 1997, o Prêmio Anefac – Fipecafi – Serasa Experian incentiva a transparência corporativa no mercado. As vinte finalistas do XV Troféu Transparência foram selecionadas entre mais de 700 balanços contábeis avaliados em 2011 e as vinte melhores companhias foram eleitas nas três categorias da premiação, entre elas a Cemig.

A cerimônia de entrega do XV Troféu Transparência às empresas destaque aconteceu nessa quinta-feira (22/09), em São Paulo. Mais informações sobre a premiação estão disponíveis no site da Anefac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário