quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cemig apresenta Plano de Atendimento para o Período Chuvoso na RMBH

Com o intuito de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas ao sistema elétrico e ao atendimento dos consumidores, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investiu R$ 118,1 milhões na melhoria e manutenção da rede de transmissão e distribuição da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH.

Os investimentos e as ações previstas foram apresentados nesta quinta-feira (15/9) pelo superintendente de relacionamento comercial com clientes de distribuição da Cemig, Ricardo César Rocha, e pelo gerente de planejamento energético, Marcelo de Deus Melo.

O objetivo é diminuir o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso.

De acordo com Ricardo César Rocha, foram investidos, nos últimos 12 meses, R$ 73 milhões em reforma e aumento da capacidade de linhas de transmissão e subestações, R$ 22 milhões em reforma, reforço e automação de redes de distribuição e R$ 20 milhões em manutenção preventiva. Além disso, a Cemig realiza a substituição de redes convencionais por redes protegidas e isoladas, mais compatíveis com a arborização urbana, contribuindo para a redução do número de desligamentos.

Entre as ações do Programa Especial de Manejo de Árvores e Redes – Premiar destacam-se a vistoria e acompanhamento das árvores em contato com a rede elétrica e a substituição contínua de espécies em situação de risco de queda. Vinte obras de adequação de rede foram concluídas com investimento de R$ 2,7 milhões.

Alerta meteorológico

Além de todas as ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia que prevê a ocorrência de tempestades.

A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas.

As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da Empresa para atuar com maior agilidade. Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 600 empregados e mais de 200 veículos, podem ser acionados na RMBH.

Além disso, a Cemig continua sendo uma das distribuidoras de energia elétrica do Brasil com a maior de central de atendimento a clientes. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para atender cerca de 300 mil ligações/dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.

Radar meteorológico

Com o objetivo de monitorar tempestades severas com antecedência de até 6 horas, a Cemig está investindo R$ 10,5 milhões na implantação de um radar meteorológico no Morro do Elefante, no município de Mateus Leme.

O equipamento, importado da Finlândia, emite ondas eletromagnéticas que, após passarem pelas nuvens, retornam gerando dados. O radar emite informações precisas em um raio de até 200 quilômetros de abrangência e dados com menor grau de detalhamento em até 450 quilômetros. O início da operação está previsto para novembro deste ano.

Números

Na RMBH, a Cemig possui uma rede de distribuição com 33,3 mil quilômetros de extensão, 464,5 mil postes, 66,2 mil transformadores e 48 subestações controladas remotamente.

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