sexta-feira, 9 de março de 2012

Nova tecnologia ajuda no combate ao furto de energia

Um dispositivo eletrônico aciona automaticamente um alarme no Centro de Operações da Cemig, sinalizando o acesso não autorizado à medição e alterações no consumo de energia. Essa nova tecnologia auxilia a Cemig no combate a fraudes. Atualmente, 8 mil pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte já estão sendo monitorados remotamente com o objetivo de detectar possíveis irregularidades. Cerca de 15 mil pontos serão monitorados em Minas Gerais até o final do ano.

Essa tecnologia foi responsável pela sinalização de fraude numa indústria de plásticos em Belo Horizonte. Os representantes da empresa foram autuados em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica, nos termos do artigo 155, §3º, do Código Penal Brasileiro, podendo ser condenados à pena de até oito anos de prisão.

“Esse foi o primeiro caso de irregularidade que identificamos desde a implantação da nova tecnologia. Com todos os pontos de monitoramento que temos hoje, certamente conseguiremos detectar com mais eficiência casos de irregularidade no consumo”, destaca o gerente de Gestão e Controle de Perdas da Distribuição da Cemig, Marco Antônio de Almeida.

Autuação

Com a sinalização do dispositivo, a Cemig acionou a 4ª Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova para investigar uma suspeita de intervenção não autorizada na medição da indústria de plásticos. Na última terça-feira (06/03), em diligência da Polícia Civil em conjunto com a Cemig, após avaliação pericial e inspeção na presença dos proprietários da indústria, constatou-se a irregularidade na medição de energia.

Além do processo criminal, a Cemig encaminhará aos empresários, nos termos da Resolução Aneel 414/2010, cobrança de energia não faturada durante o período da irregularidade e custo administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário