sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cemig adquire ativos de transmissora espanhola

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig anunciou nessa quinta-feira (2/6), por meio da sua controlada Transmissora Aliança de Energia Elétrica – Taesa, a aquisição de uma concessão e participação em sociedade composta por quatro ativos de transmissão de energia elétrica do Grupo Abengoa, empresa de origem espanhola. Os recursos, no valor de R$ 1,1 bilhão, foram provenientes da própria Taesa.

Na operação, a Taesa firmou com o Grupo Abengoa dois contratos de compra e venda, dos quais um se dá para a aquisição de 50% das ações de quatro empreendimentos da Abengoa, sendo eles a Sul Transmissora de Energia S.A., a ATE Transmissora de Energia S.A., ATE II Transmissora de Energia S.A. e ATE III Transmissora de Energia S.A., e outro para a aquisição de 100% das ações detidas pela Abengoa Concessões Brasil Holding S.A. e pela Abengoa Construção Brasil Ltda. no capital social da NTE – Nordeste Transmissora de Energia Elétrica S.A.

Dessa forma, a participação da Taesa no mercado de transmissão de energia elétrica aumenta de 6,5% para 8,6% em termos de Receita Anual Permitida (RAP), expandindo sua rede de transmissão para 6.250 quilômetros dos 3.712 quilômetros atuais, um incremento de 68%, considerando 100% das linhas, e aumento de cerca de 2% da participação no mercado. Além disso, a Taesa se consolida como a maior transmissora privada com contratos do Novo Modelo, que são os outorgados a partir de 2000, com duração de 30 anos.

Segundo o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, “a aquisição de mais esse ativo vai ao encontro da estratégia da Cemig em se tornar uma empresa cada vez maior e um player cada vez mais competitivo no mercado”.


Taesa


Atua na transmissão de energia elétrica em 11 estados do País, por meio das controladas ou coligadas Transmissora Sudeste Nordeste S.A. – TSN, Novatrans Energia S.A. – Novatrans, Empresa de Transmissão de Energia do Oeste S.A. – Eteo, Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. – Etau, Brasnorte Transmissora de Energia S.A. – Brasnorte e Taesa Serviços Ltda.

Ao todo, essas empresas possuem 3.716 quilômetros de linhas de transmissão integrantes da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em 7 de maio do ano passado, foi realizada uma oferta pública de ações (OPA), como forma de estender aos minoritários as mesmas condições de venda de ações da ocorrida em 3 de novembro de 2009, ocasião em que a Cemig GT passou a deter participação na Taesa.

Essa operação totalizou uma movimentação financeira de R$ 1,1 bilhão, e a Cemig GT e o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Coliseu, juntos, ampliaram sua participação na Taesa em 29,42%. Dessa forma, a Cemig GT e o Coliseu passaram a deter, conjuntamente, 95,28% do capital total da Taesa. A participação total da Cemig é de 56,69% do capital social da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário