Conceitos como ictiofauna, bacias
hidrográficas e uso do solo não serão mais estranhos para mais de 300 alunos do
ensino fundamental na cidade de Lavras, no Sul de Minas. Os estudantes da rede
pública de ensino participam do Projeto Pescadores do Saber, realizado pela
Universidade Federal de Lavras (Ufla), com o apoio da Companhia Energética de
Minas Gerais – Cemig, por meio do Programa
Peixe Vivo.
O projeto atende crianças entre 6 e 11
anos, matriculadas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e tem como objetivo
sensibilizar a comunidade sobre os problemas ambientais enfrentados pela
sociedade. Em aulas com 50 minutos de duração, os alunos recebem informações
sobre os estudos desenvolvidos no Laboratório de Ecologia de Peixes da Ufla.
Nas visitas do Projeto Pescadores do Saber
são repassadas informações sobre componentes e mecanismos que regem os sistemas
naturais, estimulando nos alunos a curiosidade e o interesse pela observação da
natureza. Os estudantes recebem orientações sobre conservação de rios e riachos
da região de Lavras, assim como sobre a fauna de peixes.
Estudantes são
orientados sobre preservação da vida aquática
Em 2011, ano de lançamento do
projeto, foram atendidos 377 alunos de 16 turmas das Escolas Estaduais
Cristiano de Souza e Firmino Costa. Neste ano, a previsão é que o projeto
atenda mais de 300 estudantes da rede pública. O trabalho, iniciado em abril na
Escola Estadual Tiradentes, será expandido para outras instituições a partir do
próximo mês.
Eficácia
As ações de educação ambiental são
realizadas com material confeccionado pela própria equipe do projeto, e inclui
coleção didática sobre peixes, flanelógrafo, quebra-cabeças e caça-palavras. As
aulas são ministradas pela bióloga Nara Tadini Junqueira, que coordena o
projeto, e conta com o apoio de alunos de graduação e pós-graduação.
Segundo Nara Junqueira, o Projeto
Pescadores do Saber já traz resultados para a comunidade. “Observou-se
grande curiosidade das crianças pelos temas
abordados, muitos deles nunca vistos antes por elas.
A educação pública se apresenta carente de trabalhos interdisciplinares sobre o
meio ambiente”, explica a coordenadora.
Para que o trabalho tenha mais eficácia, é
realizado um diagnóstico inicial dos alunos por meio da aplicação de um
questionário sobre os temas água, energia elétrica e biodiversidade aquática. A
partir da análise das respostas, elabora-se um planejamento de aulas para o
semestre em busca de um melhor aproveitamento dos temas pelos estudantes.
Ictiofauna
O Programa Peixe Vivo é uma
iniciativa da Cemig para expandir e criar medidas mais efetivas para a
conservação da fauna aquática nas bacias hidrográficas onde estejam instaladas
usinas da Empresa. Desde seu lançamento, em 2007, o Peixe Vivo atua em três
frentes: nos programas de conservação da ictiofauna e bacias hidrográficas, na
produção de conhecimento científico para subsidiar esses programas e no
envolvimento da comunidade nas atividades previstas,
As parcerias estabelecidas pelo Peixe Vivo
com centros de pesquisa, além de servir como subsídio para os programas de
conservação, apoiam a Empresa na elaboração de estratégias mais eficientes para
a preservação da ictiofauna. Estimulando a troca de experiências entre suas
equipes técnicas e os pesquisadores das universidades, atualmente o Peixe Vivo
possui 12 projetos em andamento e outros quatro em fase de contratação.
Alguns desses projetos são realizados em
parceria com o Laboratório de Ecologia de Peixes da Ufla. O laboratório tem
como objetivo principal o desenvolvimento de recursos humanos e a realização de
pesquisas na área de ecologia de peixes e conservação de ambientes aquáticos
continentais. Atualmente, a equipe do laboratório é formada por alunos de doutorado,
mestrado e estudantes de iniciação científica, envolvidos em diferentes
projetos.
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