segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cemig informa dicas de segurança com energia elétrica


Estar ciente sobre os perigos que a energia elétrica pode oferecer é de extrema importância para todos. Com o objetivo de informar à população sobre os cuidados necessários com a energia elétrica e os riscos das ligações irregulares, a Cemig realiza anualmente a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População – Cepap.

São realizadas palestras educativas nas escolas estaduais de ensino fundamental e nos canteiros de obra da construção civil. Em 2011, as ações da Empresa por meio da Cepap alcançaram cerca de 430 mil pessoas em toda a área de concessão da Cemig.

De acordo com levantamento da Cemig, as causas mais frequentes de acidentes em 2011 no Estado foram construção e manutenção predial, execução de serviços rurais, seguido por instalação de antenas de TV, soltura de papagaio ou pipas e ligações clandestinas. Ainda no ano passado, dos 165 acidentes com a população envolvendo a rede elétrica, 36 foram fatais.

“Esses acidentes estão associados, na maioria dos casos, ao contato ou aproximação à rede da Cemig de ferramentas, equipamentos e materiais de grande porte, utilizados na construção civil. O trabalho da Empresa está fortemente ligado a orientações que previnam o manuseio indevido”, explica João José Magalhães Soares, gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar da Cemig.

Além das palestras, a Empresa promove apresentações teatrais, jogos interativos e exibição de maquetes de instalações elétricas com simulação dos riscos de acidentes, e distribui também milhares de materiais educativos, como folhetos e cartilhas com temas relacionados à segurança da população.

Prevenção:

- Antena de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional qualificado.

- Serviços rurais: colheitadeiras de grande porte, caminhões graneleiros e basculantes podem atingir a rede elétrica devido às suas grandes dimensões. Antes de utilizar estas máquinas, deve-se observar a existência de redes elétricas no campo e impedir que elas se aproximem ou toquem nos fios de energia. Ao preparar a terra com o arado, deve-se ter o cuidado para não danificar os estais existentes em alguns postes.

- Ligação clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de morte e coloca a vida de outras pessoas em perigo. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie anonimamente todos os tipos de ligação clandestina através do Fale com a Cemig (116).

- Construção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos da rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

- Papagaio: empinar papagaio perto da rede elétrica é perigoso. Procure sempre locais afastados da rede elétrica. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-lo, caso fique preso. Oriente os seus filhos para a brincadeira ser sempre segura.

Em caso de acidente externo com a rede elétrica, basta ligar imediatamente para a central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig (116).

Nenhum comentário:

Postar um comentário