sexta-feira, 18 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente da Cemig aborda convivência entre árvores e rede elétrica

A edição 2010 da Semana do Meio Ambiente da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, que começa na próxima terça-feira (22/6) com o tema “Viver em harmonia é uma arte”, pretende conscientizar o público sobre a importância da convivência das árvores com a rede elétrica. Tendo como base o Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes (Premiar), a programação vai contar com vários atrativos como peça teatral, jogos educativos, painéis explicativos e o lançamento do Guia Ilustrado de Árvores da Mata Atlântica de Minas Gerais.

Até o dia 2 de julho (exceto no dia 25, em que não haverá programação em virtude do jogo da Seleção Brasileira, e no final de semana), a Cemig receberá alunos de 10 a 12 anos de escolas municipais e estaduais, que já foram agendadas, para apresentar o Premiar e sua importância, de forma divertida. Ao todo, serão mil e duzentos alunos de 30 escolas a frequentar o espaço.

O evento, de maneira lúdica e criativa, procura passar a ideia do respeito que se deve ter com as mudas e árvores da cidade, e que é possível conviver respeitosamente com os equipamentos públicos. Será apresentada a figura do arborista, profissional especializado que indica os tipos de podas que devem ser executadas, quais árvores deverão ser suprimidas ou substituídas e os melhores lugares e espécies adequadas para plantio.

Para o coordenador do Premiar, Carlos Alberto de Sousa, a Semana do Meio Ambiente da Cemig será um importante passo para envolver a parcela da comunidade responsável por melhorar o que já foi feito e que também irão se beneficiar pelas ações realizadas. “As crianças, com certeza, sairão com uma visão diferente da arborização e da importância da sua interação com o restante dos equipamentos urbanos, principalmente no que diz respeito às redes de energia elétrica”, afirma.

Guia de árvores

O Guia Ilustrado de Árvores da Mata Atlântica de Minas Gerais, cujo lançamento acontece a partir das 17h30 da próxima terça-feira (22/6), faz parte dos projetos ambientais desenvolvidos pela Cemig, de acordo com os critérios de responsabilidade socioambiental adotados pela Empresa. Composta por espécies da mata atlântica mineira, o objetivo da publicação é auxiliar o empregado da Cemig que trabalha em campo a reconhecer as espécies e ajudar a preservá-las.

Interatividade

Vários atrativos irão compor o espaço dedicado à Semana do Meio Ambiente. Estações individuais com a tecnologia touch screen estarão disponíveis com jogos educativos sobre o Premiar, a fim de aprimorar o aprendizado dos participantes. Além disso, uma das estações touch screen será dedicada a apresentar ao público o software Geoárvores, utilizado para o mapeamento de todas as árvores em Belo Horizonte e futuramente nas cidades da Região Metropolitana.

Outra atração será a Vila Premiar, estrutura composta por painéis explicativos que buscam representar uma cidade vivendo de maneira harmônica com as árvores e a rede elétrica.

Através da peça teatral “Na rua, na chuva, na fazenda”, o grupo mineiro de stand-up comedy Queijo, Comédia & Cachaça irá contar para os alunos das escolas convidadas, de forma leve e descontraída, a história de dois meninos que aprendem com uma árvore o papel da arborização urbana e da parceria entre Cemig e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), através do Premiar.

Programação da Semana do Meio Ambiente da Cemig

Dia 22/6: Abertura oficial e lançamento do Guia Ilustrado de Árvores da Mata Atlântica de Minas Gerais

Horário: 17 horas

De 23/6 a 2/7 (exceto nos dias 25, 26 e 27): visitação do público em geral

Horário: das 8h30 às 17 horas

Local: jardim inferior do edifício-sede da Cemig (Av. Barbacena 1.200, Santo Agostinho, Belo Horizonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário