segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Longa viabilizado pelo Filme em Minas estréia em Berlim

Os Residentes, filme do cineasta mineiro Tiago Mata Machado, tem sua estreia internacional marcada para o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece entre os dias 10 e 20 de Fevereiro na capital alemã. O longa-metragem é um dos três brasileiros selecionados para as mostras paralelas do evento, junto com Tropa de Elite 2, de José Padilha, e Ensolarado, de Ricardo Targino. A produção de "Os Residentes" foi viabilizada através do incentivo do Filme em Minas, programa de estímulo ao audiovisual criado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Cemig.

A sinopse do filme informa que, em uma casa abandonada, seus residentes decidem instaurar uma nova zona autônoma temporária, onde passam seus dias entre pequenos complôs lunáticos, farsas ilusórias e delírios. Decretada a igualdade dos amigos, o grupo se lança em uma última experiência do excesso, uma operação de choque teórica entre quatro paredes. Pela política do avestruz ou farsa pura e simples, eles parecem viver até o fim o luto da tão anunciada morte das vanguardas.

"Os Residentes" foi premiado pelo 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em quatro categorias (atriz, fotografia, trilha sonora e atriz coadjuvante) e, no início deste ano, saiu vencedor da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na Mostra Aurora.

Reconhecimentos

"Os Residentes" segue a carreira internacional em mostras e festivais assim como outras produções viabilizadas pelo programa Filme em Minas. O longa documentário de Cao Guimarães, O Andarilho, recebeu os prêmios de melhor filme do 9º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas (Espanha), melhor diretor no Festival Internacional do Rio e de melhor filme no 11º Festival do Filme Documentário e Etnográfico. A produção também foi selecionada para a 64ª edição do Festival de Veneza.

Outro reconhecimento importante foi o prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL) para Roteiro de Cinema entregue a Rafael Conde, roteirista e diretor do filme Fronteira, baseado no romance homônimo de Cornélio Penna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário