segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cemig oferece oportunidades de estágio

A Cemig abriu, na última quinta-feira (24/2), inscrições para o Programa de Estágio 2011. No total, serão 386 vagas, sendo 212 para nível superior e 174 para nível técnico. As inscrições vão até 13 de março e devem ser feitas pelo site do Instituto Euvaldo Lodi – IEL (www.fiemg.com.br/iel).

O estágio está previsto para começar em abril, com duração de oito meses e carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. Os estagiários selecionados receberão bolsa de complementação escolar, sendo 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, e terão direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.

Provas

O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova on line de conhecimentos gerais e atualidades. Para finalizar o processo de inscrição, é necessário encaminhar ao Instituto Euvaldo Lodi, até o dia 13 de março, a declaração escolar, conforme modelo próprio do IEL presente no site (contendo nome completo, curso, período, ano ou módulo em que se encontra matriculado com a previsão de formatura e o histórico escolar atualizado comprovando média de 60% do último período cursado), para comprovação dos dados escolares.

A postagem deverá ser feita até o dia 13 de março para o endereço: Instituto Euvaldo Lodi - Rua Alagoas, nº 76 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG – CEP: 30140-060.

As entrevistas técnicas com os candidatos pré-selecionados serão realizadas na última semana de março, e a contratação dos estagiários está prevista para o dia 18 de abril.

Especificações

Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequente no penúltimo ou no último ano do curso, para estágio de nível superior. Para estágio de nível técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso.

A Empresa concederá, também, estágios a estudantes que já tenham concluído cursos de nível técnico e que, para o exercício legal da profissão, necessitam cumprir determinada carga horária para recebimento do certificado de conclusão (estágio obrigatório). Neste caso, o estudante deverá apresentar declaração da instituição de ensino, comprovando a relação estudante/escola e a necessidade do estágio.

Somente serão aceitas inscrições de estudantes dos cursos reconhecidos pelo MEC, conforme consta no site www.educacaosuperior.inep.gov.br. Inscrições de estudantes que já tenham cumprido estágio do mesmo curso na Cemig não serão aceitas.

Abaixo, segue a relação dos cursos que os alunos devem estar cursando para se candidatarem às vagas:

Nível Superior:

Administração, Administração Financeira, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Estatística, Geografia, Geologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Redes de Computadores, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Qualidade, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processamento de Dados.

Nível Técnico

Agrícola, Administração, Agropecuária, Construção Civil, Contabilidade, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Formação Gerencial, Gestão de Processos, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho, Trânsito e Transportes, Telecomunicações e Zootecnia.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estação repetidora leva serviços da Cemig Telecom ao Sul de Minas

Localizada no município de Soledade de Minas, no Sul de Minas, a Estação Repetidora de Rádio Fazenda Marimbondo já está em operação. A estrutura implantada pela Cemig Telecom, empresa do Grupo Cemig, visa atender a região, permitindo a comercialização de serviços de telecomunicações. Além da Cemig, as operadoras Claro, TIM e Embratel já utilizam a infraestrutura da Cemig Telecom para transmissão de dados e serviços de telefonia celular aos seus clientes.

O gerente de Implantação da Cemig Telecom, Bento Antônio Marques, acredita que esse é um marco na história da Cemig Telecom, pois é a primeira estação repetidora de rádio totalmente projetada e construída pela empresa. Várias outras de mesmo porte são compartilhadas com a Cemig.

Inaugurada em janeiro, a estação Fazenda Marimbondo disponibiliza infraestrutura e tecnologia de ponta para a prestação de serviços de internet, comunicação de dados e telefonia. Além disso, oferece benefícios para a região com a presença de alternativas tecnológicas emergentes no mercado. Atualmente, a Cemig Telecom possui rede de telecomunicação em 41 municípios de Minas Gerais.

Funcionamento

As estações repetidoras permitem a transmissão das informações por meio de um sistema integrado e de maior alcance. Instaladas preferencialmente em regiões altas, as estações repetidoras facilitam, devido à localização geográfica privilegiada, a transmissão de sinais digitais para cidades em seu entorno. A estação consiste em uma torre para telecomunicações de 80 metros de altura, um abrigo destinado à instalação de equipamentos eletrônicos e antenas para a transmissão de sinais.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cemig apoia novamente carnaval de Belo Horizonte

Pelo terceiro ano consecutivo, o carnaval de Belo Horizonte irá contar com o apoio da Cemig. A solicitação foi encaminhada pela Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, ao governador Antonio Anastasia, que remeteu o pedido à Cemig.

Na última terça feira (16/02), o diretor de Relações Institucionais e Comunicação, Luiz Henrique Michalick, recebeu os vereadores Hugo Thomé e Pablo César (Pablito), integrantes da Frente Parlamentar, quando foram discutidas as bases do apoio.

A exemplo dos anos anteriores, o apoio será oferecido a todas as escolas de samba dos grupos A e B, blocos caricatos, bandas carnavalescas e eventos localizados. Para receber o apoio, as agremiações deverão atender os critérios estabelecidos pela Belotur.

Manutenção de iluminação pública no Anel começa essa semana

Em 14/02, a Cemig definiu o cronograma das obras de manutenção corretiva da iluminação pública do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Serão substituídos completa ou parcialmente 38 postes de aço de 14 metros com duas luminárias de 400 watts, cada. Esse número representa 7% do total de 503 postes que, junto com outras 40 torres de aço de 25 a 30 metros com seis luminárias, compõem o sistema de iluminação da via.

As obras de substituição dos postes estão prevista para ocorrer de 21 a 28 deste mês, e, para sua realização, será necessária a interrupção parcial do trânsito em algumas faixas nos dois sentidos da via. O custo estimado é de R$ 130,9 mil. A logística da operação será utilizada também para troca de lâmpadas queimadas em toda a extensão do Anel.

O gerente Carlos Jose Thiersch, de Planejamento e Acompanhamento da Manutenção das Redes de Distribuição da Cemig, explica que as ações para a realização da manutenção dos postes do Anel teve início no último dia 10 de Fevereiro com levantamento dos postes danificados. Ao longo desta semana, será feito transporte do material necessário e a recomposição das bases de concreto danificadas, dez ao todo.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Horário de Verão termina no próximo Domingo

O Horário de Verão 2010/2011 termina à zero hora do dia 20 de fevereiro, próximo domingo. Com isso, às 24 horas do sábado (19/2), os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Desde 2008, foram fixadas datas para seu início e término: ficou definido que, todos os anos, a medida entrará em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de Outubro e se estenderá ao terceiro domingo de Fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo seguinte.

Minas Gerais

Na área de concessão da Cemig, verificou-se, segundo o balanço parcial, uma redução na demanda máxima, ou seja, o pico diário da carga que ocorre no período das 18 às 22 horas, correspondendo a cerca de 300 MW, 0,5 ponto percentual a mais que o ano passado. Essa potência equivale a:

* geração a plena carga de 2,3 usinas do porte da Usina Térmica de Igarapé (131 MW) ou
* geração de 4,5 geradores da usina de Três Marias, também a plena carga (66 MW cada) ou
* 30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro com seus 66 municípios ou
* 15% da carga de pico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (34 municípios – 4.9 milhões de habitantes) ou
* demanda de pico de uma cidade de 700 mil habitantes.

No consumo, estima-se que a economia de energia registrada no Horário de Verão dos últimos dois anos se manteve no período atual, chegando a 0,5%, “Essa economia é suficiente para abastecer, durante dez dias, a capital Belo Horizonte”, afirma Wilson Fernandes Lage, engenheiro de operação do sistema da Cemig.

Para o consumidor residencial, a economia se dá na menor utilização da iluminação artificial, que pode chegar a uma redução de até 5% no consumo mensal de energia.

No Brasil

A economia no sistema elétrico interligado brasileiro, de acordo com avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico, deverá ser de 4,6% de redução o que equivale, aproximadamente, a 30% da carga de Minas Gerais no horário de ponta.

Já a redução do consumo de energia deverá atingir 220 MWmédios. Os valores oficiais deverão ser divulgados duas semanas após o término do Horário de Verão.

Objetivo

A adoção do Horário de Verão visa à redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. “Com isso, obtém-se o alívio do carregamento dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, aumentando a segurança e a confiabilidade operativa, pois é reduzido o carregamento de todo o sistema elétrico nos momentos de pico, sendo melhoradas as condições de controle, principalmente em situações de emergências”, explica Wilson Lage.

Ainda como resultado do Horário de Verão, houve uma menor utilização da iluminação artificial, com redução do consumo de energia, principalmente nas classes de consumidores residenciais e comerciais.

O Horário de Verão provoca o adiantamento do horário civil em relação ao horário padrão, tardando a ligação da iluminação artificial, que é acionada mais tarde do que aconteceria normalmente. O efeito provocado é a não-coincidência da entrada desse tipo de iluminação com o consumo demandado ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas, e com outros tipos de consumo nas residências, cuja carga aumenta significativamente nesse horário, motivados principalmente pelo uso de chuveiro elétrico.

Sua utilização tem sido associada à redução do risco de crises energéticas e aumento da segurança operativa e confiabilidade do fornecimento, devido à redução dos picos de consumo, propiciando a redução do risco de apagões, através do melhor aproveitamento da luz natural e ganhos em armazenamento de energia.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Longa viabilizado pelo Filme em Minas estréia em Berlim

Os Residentes, filme do cineasta mineiro Tiago Mata Machado, tem sua estreia internacional marcada para o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece entre os dias 10 e 20 de Fevereiro na capital alemã. O longa-metragem é um dos três brasileiros selecionados para as mostras paralelas do evento, junto com Tropa de Elite 2, de José Padilha, e Ensolarado, de Ricardo Targino. A produção de "Os Residentes" foi viabilizada através do incentivo do Filme em Minas, programa de estímulo ao audiovisual criado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Cemig.

A sinopse do filme informa que, em uma casa abandonada, seus residentes decidem instaurar uma nova zona autônoma temporária, onde passam seus dias entre pequenos complôs lunáticos, farsas ilusórias e delírios. Decretada a igualdade dos amigos, o grupo se lança em uma última experiência do excesso, uma operação de choque teórica entre quatro paredes. Pela política do avestruz ou farsa pura e simples, eles parecem viver até o fim o luto da tão anunciada morte das vanguardas.

"Os Residentes" foi premiado pelo 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em quatro categorias (atriz, fotografia, trilha sonora e atriz coadjuvante) e, no início deste ano, saiu vencedor da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na Mostra Aurora.

Reconhecimentos

"Os Residentes" segue a carreira internacional em mostras e festivais assim como outras produções viabilizadas pelo programa Filme em Minas. O longa documentário de Cao Guimarães, O Andarilho, recebeu os prêmios de melhor filme do 9º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas (Espanha), melhor diretor no Festival Internacional do Rio e de melhor filme no 11º Festival do Filme Documentário e Etnográfico. A produção também foi selecionada para a 64ª edição do Festival de Veneza.

Outro reconhecimento importante foi o prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL) para Roteiro de Cinema entregue a Rafael Conde, roteirista e diretor do filme Fronteira, baseado no romance homônimo de Cornélio Penna.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Programa Energia Inteligente – Projeto Conviver chega a Itutinga

A Cemig lançou o Projeto Conviver, nessa última segunda-feira, na cidade de Itutinga, no Campo das Vertentes. O evento aconteceu às 19 horas no Centro Cultural de Itutinga, levando eficiência energética para o local!

Conviver Interior

O Projeto Conviver, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig, Energia Inteligente, levou, em 2010, medidas de eficiência energética a 92 municípios de Minas Gerais, beneficiando, ao todo, 190 mil famílias.

O Conviver Interior tem o mesmo objetivo do projeto já existente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é contribuir para a redução do desperdício de energia e ajudar a adequar o consumo à capacidade de pagamento das famílias. Para tanto, serão substituídas lâmpadas, chuveiros e geladeiras de alto consumo por outros mais eficientes. Além desses benefícios, o Projeto leva a preocupação ambiental, por meio de informações e palestras sobre o uso eficiente da energia e redução dos impactos ambientais causados pelo mau uso dos recursos naturais.

As comunidades contempladas receberão agentes de relacionamento comunitário para prestar orientações sobre o uso correto de energia elétrica, acesso à tarifa social e isenção de ICMS. Os clientes atendidos também poderão negociar débitos e solucionar pendências relacionadas à conta de luz.

Segundo um dos coordenadores do Projeto, Ronaldo Lucas Queiroz, somente na cidade serão doados 48 chuveiros com recuperador de calor, 2.985 mil lâmpadas fluorescentes compactas e 48 geladeiras, com investimento total de R$ 112 mil, beneficiando cerca de 597 famílias.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projeto Solar chega a Esmeraldas

Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu em 02.02, a carreata de entrega dos equipamentos do Programa de Eficiência Energética (PEE), uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Cemig, à Fundação Educacional Caio Martins. O Projeto Energia Inteligente – Solar, que integra as atividades do PEE, vai beneficiar milhares de jovens e adolescentes atendidos pela entidade com a instalação de um moderno sistema de aquecimento solar. A carreata passou pelo centro da cidade, as 11 horas e seguiu direto para a Fundação.

O investimento do Projeto na instituição, com a instalação dos sistemas de aquecimento solar, será de aproximadamente R$ 350 mil e beneficiará uma grande parcela da população. Atualmente, a Fundação Educacional Caio Martins acolhe, em tempo integral, 150 jovens e adolescentes da cidade, com o objetivo de promover a inclusão social através dos pilares de educação, qualificação e desenvolvimento humano.

De acordo com o coordenador do Projeto Solar – Hospital e Entidade, Cristiano Magalhães, com a instalação dos equipamentos a fundação, os jovens e adolescentes e suas famílias sairão ganhando. “Com a instalação dos sistemas de aquecimento solar a Fundação vai racionalizar seu consumo de energia elétrica usada para aquecer a água nos banhos e no preparo das refeições, além de auxiliar nas tarefas diárias dos jovens, deslocando a demanda para fora do horário de ponta. O projeto vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além do conforto nos banhos promovidos por um sistema central de aquecimento,” afirma. Ainda segundo o coordenador, com essa economia, a Fundação vai reduzir o valor da sua conta de energia e, com isso, será possível liberar recursos para outros investimentos.

Fundação Educacional Caio Martins

Criada há 63 anos, a Fundação Educacional Caio Martins acolhe em suas unidades jovens e adolescentes de famílias carentes ou em situação de vulnerabilidade social. Nos centros educacionais, os estudantes desenvolvem atividades complementares de marcenaria, padaria, informática, jardinagem, horticultura, bombeiro hidráulico, artesanato, computação, técnicas de escritório e almoxarifado. O processo de profissionalização continua no ensino médio com o curso técnico em agropecuária.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cemig apresenta pesquisas no Encontro Brasileiro de Ictiologia

A Cemig apresenta as principais pesquisas realizadas no âmbito do Programa Peixe Vivo durante o XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. O evento, que se iniciou no dia 30 de janeiro e foi até 4 de fevereiro, aconteceu pela primeira vez em Manaus (AM). Criado para preservar as espécies de peixes nativas nas bacias hidrográficas onde a Cemig tem usinas, o Programa Peixe Vivo apresentou 17 estudos.

O encontro teve como tema as fronteiras do conhecimento em ictiologia. A comunidade científica discutiu os principais trabalhos desenvolvidos no País sobre peixes neotropicais, envolvendo pesquisas reprodução, ecossistemas aquáticos e compreensão de padrões biogeográficos e evolutivos.

O setor energético investe na geração de conhecimento buscando preservar a biodiversidade nos rios nacionais e mitigar o impacto às espécies de peixes nativas. As concessionárias de energia elétrica Copel, Duke, Tractebel, Itaipu, Furnas, Cesp, Eletronorte e Chesf apresentarão estudos, sendo que a Cemig é a empresa que mais trabalhos desenvolveu e patrocinou, totalizando 17.

Estudos

Um dos destaques é o índice de integridade biótica, ferramenta de avaliação que compreende atributos biológicos e físicos do ambiente para analisar seu estado de conservação. Para isso, são coletados e analisados organismos que vivem no fundo dos rios, como macroinvertebrados. O índice deve se tornar uma importante ferramenta no gerenciamento da qualidade ambiental das bacias hidrográficas no Brasil.

Outros estudos referem-se à biotelemetria, comportamento e habitat alimentar, métodos de captura de peixes, avaliação da biodiversidade, reprodução, parasitas, variação na estrutura de comunidade de peixes, dentre outros temas. As pesquisas subsidiam as ações de conservação realizadas pela Cemig em parceria com instituições locais.

Segundo o coordenador do Programa Peixe Vivo, João Lopes, é essencial para medir o sucesso de um projeto a sua capacidade de gerar conhecimento científico. “Mesmo com a distância do local do evento e o pouco tempo de Programa, estamos garantindo que esses trabalhos sejam compartilhados com a sociedade”, destaca.

Outras informações sobre o XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia no site: www.xixebi.org