segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Minas Gerais sediará o Campeonato Brasileiro de Velas

O Lago de Três Marias foi eleito para sediar o 38º Campeonato Brasileiro de Vela da Classe Laser, que acontecerá em Janeiro de 2012. A escolha inédita de uma cidade mineira aconteceu durante a assembléia do campeonato desse ano, realizado em Florianópolis (SC) de 15 a 21 de Janeiro, quando velejadores inscritos de vários estados do País escolheram a proposta elaborada pela Prefeitura Municipal de Três Marias, em parceria com a Cemig.

Pela primeira vez, uma cidade do interior do Brasil sediará o evento, sendo que Três Marias nunca havia se candidatado. A proposta de Três Marias garante o envolvimento de atletas dos principais centros onde o esporte é praticado e das cinco regiões do País. Porém, o principal destaque foi envolver, pela primeira vez, velejadores de 23 grandes reservatórios brasileiros.

Ainda é pouco explorada nos reservatórios a prática da vela, incluindo a classe laser, barco de classe olímpica mais popular no mundo. Apenas em Minas Gerais, existem cerca de 60 grandes reservatórios utilizados para a geração de energia, totalizando quase 6 mil km² de área inundada. Somente os perímetros dos quatro maiores do Estado somam 8,6 mil km, número superior à extensão da costa nacional (7,4 mil km).

Segundo o secretário da Associação Brasileira de Classe Laser, José Carlos Reis, é uma grande oportunidade para explorar esse filão. "Os lagos também exigem mais técnica do velejador”, acrescenta. “Algumas cidades já concorrem há muitos anos. Na primeira vez, recebemos a oportunidade de realizar um evento para apoiar o crescimento do esporte e criar uma referência para a prática em reservatórios. Além de colocar a região em evidência no circuito turístico nacional” comemora Elias Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo de Três Marias.

Esportes náuticos e inclusão social


Recentemente, a Prefeitura Municipal de Três Marias e a Cemig realizaram uma série de iniciativas para a promoção dos esportes náuticos na região. Nos três últimos anos, o lago sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser em 2008 e 2010 e o Campeonato Mineiro de 2009, além das três edições do Tiro de Canoa, eventos com a participação de pescadores artesanais de diversas colônias do Rio São Francisco que disputaram o título de remador mais veloz da região.

Mas, o destaque é o Projeto Versol, uma parceria entre a Prefeitura, a Cemig, no âmbito do Programa Peixe Vivo, e o Instituto Rumo Náutico, coordenado pelos irmãos Axel, Lars e Torben Grael. O projeto, referência no setor elétrico, investe na iniciação esportiva e profissionalizante e educação complementar de 150 crianças e jovens entre 9 e 24 anos de escolas públicas da região. No projeto, eles aprendem de maneira lúdica a prática da vela (classes Dingue e Optmist), canoagem e natação e recebem aulas de educação ambiental, comportamento climático e fundamentos de ecologia, além do curso profissionalizante sobre motor de proa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário