segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Minas Gerais sediará o Campeonato Brasileiro de Velas
Pela primeira vez, uma cidade do interior do Brasil sediará o evento, sendo que Três Marias nunca havia se candidatado. A proposta de Três Marias garante o envolvimento de atletas dos principais centros onde o esporte é praticado e das cinco regiões do País. Porém, o principal destaque foi envolver, pela primeira vez, velejadores de 23 grandes reservatórios brasileiros.
Ainda é pouco explorada nos reservatórios a prática da vela, incluindo a classe laser, barco de classe olímpica mais popular no mundo. Apenas em Minas Gerais, existem cerca de 60 grandes reservatórios utilizados para a geração de energia, totalizando quase 6 mil km² de área inundada. Somente os perímetros dos quatro maiores do Estado somam 8,6 mil km, número superior à extensão da costa nacional (7,4 mil km).
Segundo o secretário da Associação Brasileira de Classe Laser, José Carlos Reis, é uma grande oportunidade para explorar esse filão. "Os lagos também exigem mais técnica do velejador”, acrescenta. “Algumas cidades já concorrem há muitos anos. Na primeira vez, recebemos a oportunidade de realizar um evento para apoiar o crescimento do esporte e criar uma referência para a prática em reservatórios. Além de colocar a região em evidência no circuito turístico nacional” comemora Elias Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo de Três Marias.
Esportes náuticos e inclusão social
Recentemente, a Prefeitura Municipal de Três Marias e a Cemig realizaram uma série de iniciativas para a promoção dos esportes náuticos na região. Nos três últimos anos, o lago sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser em 2008 e 2010 e o Campeonato Mineiro de 2009, além das três edições do Tiro de Canoa, eventos com a participação de pescadores artesanais de diversas colônias do Rio São Francisco que disputaram o título de remador mais veloz da região.
Mas, o destaque é o Projeto Versol, uma parceria entre a Prefeitura, a Cemig, no âmbito do Programa Peixe Vivo, e o Instituto Rumo Náutico, coordenado pelos irmãos Axel, Lars e Torben Grael. O projeto, referência no setor elétrico, investe na iniciação esportiva e profissionalizante e educação complementar de 150 crianças e jovens entre 9 e 24 anos de escolas públicas da região. No projeto, eles aprendem de maneira lúdica a prática da vela (classes Dingue e Optmist), canoagem e natação e recebem aulas de educação ambiental, comportamento climático e fundamentos de ecologia, além do curso profissionalizante sobre motor de proa.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Cemig anuncia criação de nova diretoria
A nova direção nasce com a missão de estruturar a área de relacionamento institucional e comunicação de forma a robustecer sua participação e contribuição ao Grupo Cemig e a interlocução junto aos órgãos da administração pública e agências reguladoras. Entre suas atribuições, incluem-se a coordenação das ações para a manutenção e o fortalecimento da credibilidade da marca e a reputação da Cemig D, Cemig GT e demais subsidiárias integrais da Companhia, bem como coordenar a representação junto às agências reguladoras, em todas as questões institucionais associadas ao setor energético.
Novos Diretores
Dentre os novos diretores, dois fazem parte dos quadros da Cemig há mais de 20 anos. José Raimundo Dias Fonseca trabalha na Companhia há 29 anos, tendo ocupado, entre outros cargos, o de Superintendente de Compra e Venda de Energia no Atacado. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora e cursou especialização em Engenharia de Manutenção na Escola Federal de Engenharia de Itajubá e em Management of Electric Power Utilities em Estocolmo (Suécia) e pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas. Foi ainda vice-presidente da Abraceel (Associação Brasileira de Agentes Comercializadores de Energia Elétrica) e conselheiro fiscal da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Luiz Henrique Michalick, formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Minas Gerais, ingressou na Cemig em 1985, onde já exerceu os cargos de Gerente de Imprensa (1987-1996), Gerente da Imprensa Relações Públicas e Publicidade (1996-2003) e Superintendente de Comunicação Empresarial (2003-2011). Desde 2006, é representante da Cemig e fundador da plataforma de empresas do Reputation Institute no Brasil. Em 1997, foi o coordenador-geral de Comunicação para o Encontro das Américas, evento preparatório para a criação da Alca, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, com apoio do Governo de Minas.
As demais diretorias permanecem inalteradas.
NOME | CARGO | |
Djalma Bastos de Morais | Diretor Presidente | |
Arlindo Porto Neto | Diretor Vice-Presidente | |
Fernando Henrique Schuffner Neto | Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Controle Empresarial das Controladas e Coligadas | |
Frederico Pacheco de Medeiros | Diretor de Gestão Empresarial | |
Fuad Jorge Noman Filho | Diretor de Gás | |
José Carlos de Mattos | Diretor de Distribuição e Comercialização | |
José Raimundo Dias Fonseca | Diretor Comercial | |
Luiz Fernando Rolla | Diretor de Finanças, Relações com Investidores e Controle Financeiro de Participações. | |
Luiz Henrique de Castro Carvalho | Diretor de Geração e Transmissão | |
Luiz Henrique Michalick | Diretor de Relações Institucionais e Comunicação | |
Maria Celeste Morais Guimarães | Diretora Jurídica |
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Cemig apoia municípios atingidos pelas chuvas
Será suspenso temporariamente o corte por falta de pagamento das faturas de energia elétrica para os consumidores localizados nas áreas atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram em Minas Gerais. A decisão foi tomada pela Cemig com o objetivo de amenizar o impacto sobre os consumidores das cidades atingidas. Os agentes da Empresa já estão em contato com as Prefeituras para identificar as áreas mais afetadas, bem como o número de clientes que receberão o benefício.
Segundo dados da Cedec, as chuvas já atingiram 360 mil pessoas no interior do Estado, destruíram 243 casas e danificaram outras 6,7 mil, desde o final do ano passado. Os danos materiais incluem ainda 360 pontes danificadas e 138 pontes destruídas. Até esta sexta-feira (21/1), 94 municípios mineiros já decretaram situação de emergência.
Previsão do tempo para o fim-de-semana (22 e 23/1)
De acordo com Arthur Chaves, meteorologista da Cemig, o deslocamento de uma frente fria pelo oceano provoca pancadas de chuva na Zona da Mata e Leste de Minas nesse sábado, dia 22. Nas demais regiões do Estado, o dia será de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas no final do dia. As temperaturas máximas ficarão acima de 30°C na maior parte de Minas.
No domingo, dia 23, as chuvas ocorrerão de maneira isolada em algumas partes do Estado, que terá céu parcialmente nublado na maior parte do período, com maior probabilidade de chuvas no Sul de Minas, Zona da Mata e Leste. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o céu estará parcialmente nublado com baixa probabilidade de chuvas. As temperaturas continuarão elevadas com as máximas permanecendo acima de 30°C na maior parte de Minas.
No Vale do Aço, segurança é o que interessa
Aconteceu no Iapu Country Clube, em Ipatinga, o 2º Encontro de Encarregados Técnicos de Segurança da SD/IP, da Engele e da Linnet, nos dias 17 e 18 de dezembro.
O primeiro encontro aconteceu em julho de 2010, e foi idealizado pelo técnico de segurança Odilon. O encontro teve apoio de Humberto Donisete, gerente de Serviços de Distribuição de Ipatinga (SD/IP).
Nos primeiros três meses após essa primeira reunião, os resultados já começaram a aparecer. Essa integração entre os técnicos de segurança e supervisores da Cemig mais as empresas contratadas trouxe uma redução de cerca de 70% nos índices de acidentes com os empregados terceirizados.
Constou também na programação um momento em que os encarregados apresentaram suas sugestões, visando proporcionar, a eles e a seus colegas de trabalho, melhores condições de trabalhar com segurança, respeitando as normas da empresa.
A partir desse bate-papo foi elaborado um Plano de Ação e formado um Termo de Compromisso que foi assinado pelo gerente da SD/IP e pelos diretores da Engele e da Linnet.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Energia em regiões atingidas pelas chuvas no Sul de Minas é restabelecida
A Cemig informa que já restabeleceu 99% dos consumidores das quatro cidades do Sul de Minas mais atingidas pelas fortes chuvas na primeira quinzena deste ano. Desde o dia 13 de janeiro, a Cemig enviou um helicóptero que vem sendo de importância fundamental para agilizar o restabelecimento de energia já que a sede do município de Alagoa e diversas localidades dos municípios de Itamonte, Carvalhos e Aiuruoca ficaram isoladas devido às enchentes que atingiram a região na semana passada.
Em função dos esforços dos eletricistas, com o apoio das Prefeituras, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Exército, diversas localidades nos municípios de Alagoa e Itamonte tiveram o fornecimento normalizado já no dia 15, quando as condições climáticas na região apresentaram melhora. No dia 17, foi realizado um novo sobrevoo sobre a área rural que constatou a necessidade de providenciar um novo acesso por terra devido às dimensões dos estragos provocados.
Apesar das dificuldades de acesso, os primeiros religamentos nas localidades de Condado e Prateado ocorreram no dia 19, e os trabalhos prosseguem nesta quinta-feira, dia 20, para garantir a religação de todos consumidores. A previsão é de que o fornecimento de energia para os 43 consumidores da localidade Quilombo, em Alagoa (MG) seja restabelecido apenas nessa sexta-feira (21/1), após a substituição dos sete postes danificados pelas condições climáticas e a instalação de três quilômetros de cabos.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Novo prazo para inscrições no Filme em Minas
Foi anunciado na última sexta-feira (14/1), a prorrogação do prazo de inscrições para o Programa Filme em Minas, que é uma parceria da Cemig com a Secretaria de Estado da Cultura. Realizadores, produtores, pesquisadores e restauradores têm até o próximo dia 1º de fevereiro para inscrever seus projetos e participar da seleção que vai destinar nos próximos dois anos, R$ 4,5 milhões em patrocínio para diversas categorias da sétima arte. O edital completo do Filme em Minas está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura, www.cultura.mg.gov.br.
Categorias
Os interessados podem se inscrever em sete categorias: produção de longas-metragens, distribuição de longas-metragens, finalização, curtas e médias-metragens, formato livre, publicações, preservação e memória e incentivo Minas Film Commission ao cinema nacional.
Para a categoria de produção de longas-metragens, serão distribuídos até R$ 2,15 milhões em patrocínios pelas leis federais de incentivo à cultura. Já a categoria de curtas e médias-metragens terá recursos totais disponíveis de R$ 1 milhão, destinados à produção tanto de curtas-metragens quanto de documentários em vídeo, que, nas edições anteriores, foram premiados separadamente.
Para atender a um amplo espectro de produções audiovisuais, serão destinados R$ 250 mil para a categoria de formato livre. As etapas de distribuição de longas-metragens e finalização também são contempladas em categorias separadas, além de projetos de publicações, preservação e memória relacionados à sétima arte. O incentivo Minas Film Comission ao cinema nacional é voltado a produções audiovisuais realizadas no Estado.
Inscrições
Para concorrer, os projetos devem ser entregues pessoalmente ou encaminhados pelo correio para Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual, Prédio Rainha da Sucata, Avenida Bias Fortes, no 50, 4º andar, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30170-010. Pessoas físicas podem apresentar até dois projetos para o Filme em Minas e pessoas jurídicas, até três projetos. Em ambos os casos, na mesma categoria ou em categorias distintas. Contudo interessados que sejam sócios de pessoas jurídicas não poderão inscrever projetos como pessoas físicas. Se você é da área, fique atento e se inscreva!
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Cemig anuncia composição da nova Diretoria Executiva
A Diretoria de Desenvolvimento de Novos Negócios passa a ser denominada Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Controle Empresarial das Controladas e Coligadas. Permanece como diretor Fernando Henrique Schuffner Neto.
Já a Diretoria de Finanças, Relações com Investidores e Controle de Participações passa a se chamar Diretoria de Finanças, Relações com Investidores e Controle Financeiro de Participações. Permanece como diretor Luiz Fernando Rolla.
As demais diretorias e cargos permanecem inalterados.
Novos diretores
Maria Celeste Morais Guimarães – diretora Jurídica
É advogada, doutora em Direito Empresarial e mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Direito Milton Campos e membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Desde 2003, é auditora-geral do Estado de Minas Gerais.
Fuad Jorge Noman Filho – diretor de Gás
Graduado em Ciências Econômicas, foi secretário-executivo (adjunto) e secretário de Haveres e Riscos da Secretaria do Tesouro Nacional, no Ministério da Fazenda. Atuou como secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República e consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi presidente da BrasilPrev e do Conselho de Administração do Banco do Nordeste. Em 2003, assumiu a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Quatro anos depois, foi nomeado secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, cargo que exerceu até o final do primeiro semestre de 2010.
Diretoria Executiva da Cemig | |
NOME | CARGO |
Djalma Bastos de Morais | Diretor-Presidente |
Arlindo Porto Neto | Diretor Vice-Presidente |
Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga | Diretor Comercial |
Fernando Henrique Schuffner Neto | Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Controle Empresarial das Controladas e Coligadas |
Fuad Jorge Noman Filho | Diretor de Gás |
José Carlos de Mattos | Diretor de Distribuição e Comercialização |
Luiz Fernando Rolla | Diretor de Finanças, Relações com Investidores e Controle Financeiro de Participações. |
Luiz Henrique de Castro Carvalho | Diretor de Geração e Transmissão |
Marco Antonio Rodrigues da Cunha | Diretor de Gestão Empresarial |
Maria Celeste Morais Guimarães | Diretora Jurídica |
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Cemig divulga resultado da seleção para Galeria de Arte em 2011
Para o próximo ano, a Galeria de Arte da Cemig irá exibir diversas exposições, com mostras de pintura, fotografia, gravura, desenho e instalação.
O Conselho Curador que avaliou e selecionou os trabalhos para 2011 foi composto por artistas plásticos e professores de universidades mineiras: Mário Zavagli, Fátima Pena, José Alberto Nemer, Roberto Bethônico e Marco Túlio Resende, além do coordenador da Galeria de Arte da Cemig, Paulo Tarso Rezende Tobias.
Para Paulo Tobias, o alto nível das propostas apresentadas dificulta o trabalho do Conselho Curador na seleção das mostras. “A nossa intenção é selecionar exposições que deem oportunidade ao público de experimentar novas experiências e conhecer o trabalho de artistas já consagrados ou em ascensão na área de Belas Artes”, explica.
A Cemig abre, desde 1989, concorrência pública, em nível nacional, para a escolha de mostras individuais ou coletivas na Galeria de Arte. O espaço é aberto a visitação, com entrada franca, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, entre 8 e 19 horas, e está localizado na Avenida Barbacena, 1.200, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Calendário da Galeria de Arte Cemig – 2011
1. Valmir da Silva (pintura). Período: 2 a 23 de março
2. Tatiana Cavinato (pintura). Período: 30 de março a 19 de abril
3. Janaina Rodriguez (pintura). Período: 28 de abril a 18 de maio
4. Exposição Comemorativa de Aniversário da Cemig. Período: 25 de maio a 9 de junho
5. Eduardo Rosa, Fábio Belotte, Renato Lopes e Tales Sabará (instalação). Período: 16 de junho a 7 de julho
6. Pedro David (fotografia). Período: 14 de julho a 4 de agosto
7. Rosângella Menezes (pintura e instalação). Período: 11 de agosto a 1º de setembro
8. Marina Romagnoli Bethônico e Hortência Abreu (gravura). Período: 9 a 29 de setembro
9. Coletiva de Alunos de Escolas de Belas Artes e Design de Minas Gerais. Período: 6 a 27 de outubro
10. Júnia Penna (desenho). Período: 4 a 24 de novembro