segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cemig lança programa voltado para comunidades vizinhas a hidrelétricas


Programa Proximidade promove desenvolvimento social no entorno das usinas

Buscando estreitar o relacionamento e promover o desenvolvimento social nas comunidades no entorno de usinas hidrelétricas, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig lança, nesta segunda-feira (25/06), o Programa Proximidade. O evento, que acontece às 16h30, no auditório do edifício-sede da Cemig, em Belo Horizonte, vai contar com a presença da Diretoria da Empresa, representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O Programa Proximidade consiste na unificação das ações de relacionamento com comunidades e na realização de um ciclo de encontros visando explicar à população os procedimentos operativos e de segurança adotados nas hidrelétricas da Cemig, condições climáticas e aspectos ambientais, além de promover visita guiada às instalações das usinas. “Esse programa é sem dúvida uma iniciativa que pretende aproximar os diversos atores sociais, buscando a compatibilização entre a operação das hidrelétricas e as comunidades do entorno”, explica Luiz Henrique Castro Carvalho, diretor de Geração e Transmissão da Cemig.

Desde 2005, a Empresa realiza uma série de ações que visa à integração com as comunidades das áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas, num relacionamento focado no esclarecimento da população. Além de repassar informações, a Cemig acolhe demandas da população e estabelece parcerias com lideranças locais, órgãos e atores responsáveis pela segurança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da imprensa regional.

Evolução
O projeto, que evoluiu nos últimos anos, expandindo as ações com foco também no desenvolvimento social, se transformou no novo Programa Proximidade. “Temos uma atuação transparente e um canal de comunicação aberto para atuar nos momentos críticos. Nesse caso, a comunidade tem informação ágil e segura, podendo se organizar melhor e minimizar os efeitos de enchentes e secas”, ressalta Luiz Henrique Carvalho.

Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sustentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, o Proximidade pretende assegurar maior confiabilidade à prática da operação dos reservatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comunidades do entorno. “Além disso, o programa nasce com ações para possibilitar o desenvolvimento social dessas comunidades, através da educação para os recursos hídricos e da capacitação técnica para o desenvolvimento de sistemas de alerta contra enchentes, fortalecendo a atuação local da Defesa Civil”, explica Nelson Benício Marques Araújo, superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig.

Cronograma
O novo ciclo de encontros com as comunidades no Programa Proximidade começou pela Hidrelétrica de São Simão, no último dia 21, e se estenderá até o final do ano. Serão contempladas ainda as populações residentes no entorno de outras 19 usinas: Salto Paraopeba, Camargos/Itutinga, Três Marias, Rio de Pedras, Irapé, Usina Térmica Igarapé, Dona Rita, Marmelos/Joasal/Paciência, Cajuru, Queimado, Baguari, Nova Ponte/Miranda, Cachoeirão, Sá Carvalho e Paraúna.

Convite à Imprensa

Evento: Lançamento do Programa Proximidade
Data: 25/06 (segunda-feira)
Horário: 16h30
Local: auditório do edifício-sede da Cemig – Avenida Barbacena, 1.200 - Santo Agostinho, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário