terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cemig apresenta Plano de Atendimento para o Período Chuvoso na RMBH

Com o intuito de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investiu R$ 114,6 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição da RMBH e no atendimento aos consumidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Os investimentos e as ações previstas foram apresentados nesta terça-feira (5/10) pelo diretor de Distribuição e Comercialização, Fernando Henrique Schuffner Neto.

Além do diretor, as equipes da central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig – 116 e do Centro de Operação da Distribuição – COD apresentaram o Plano de Atendimento para o Período Chuvoso na RMBH. O objetivo é minimizar o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso.

Segundo Fernando Schuffner, nos últimos 12 meses, foram aplicados R$ 91 milhões na ampliação da capacidade do sistema. Já as ações de manutenção e reforma da capacidade instalada demandaram R$ 11,7 milhões. Entre as principais ações estão a poda de 166 mil árvores e a manutenção de 5,1 mil estruturas. A Empresa investiu, ainda, outros R$ 39 milhões na implantação da Subestação Serra Verde, com capacidade para atender 100 mil clientes na região Norte da RMBH.

Alerta meteorológico

Além de todas essas ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia que prevê a ocorrência de tempestades.

A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas. As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da Empresa para atuar com maior agilidade.

Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 550 empregados e mais de 150 veículos, podem ser acionados na RMBH. Além disso, a Cemig continua sendo distribuidora de energia elétrica do Brasil com a maior de central de atendimento a clientes. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para atender mais de 227 mil ligações/dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.

Números

Na RMBH, a Cemig possui uma rede de distribuição com mais de 30 mil quilômetros de extensão, 478 mil postes, 67,5 mil transformadores e 53 subestações controladas remotamente.

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