quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cemig divulga documento sobre iniciativas para o clima

Enquanto acontece a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 17), em Durban, África do Sul, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig apresenta sua contribuição com os esforços globais acerca das mudanças climáticas – o documento “Cemig – 10 Iniciativas para o Clima”, no qual estão definidas as principais linhas de atuação da Empresa. O objetivo é formalizar o compromisso da Companhia em relação ao assunto e demonstrar o seu esforço direcionado a uma economia de baixo carbono.

“Além de priorizar a participação de fontes de energias renováveis na composição de sua matriz energética, por meio de usinas hidrelétricas e eólicas, a Cemig possui inúmeras iniciativas em prol do clima, como os programas que desenvolve com a comunidade sobre o uso eficiente da energia”, afirma o vice-presidente da Empresa, Arlindo Porto Neto.

Alternativas energéticas renováveis, redes inteligentes (também conhecidas como smart grid) e veículos elétricos são alguns exemplos de pesquisas em inovação tecnológica em implementação pela Cemig e que proporcionam a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A Empresa está implantando, na Região de Sete Lagoas/MG, um programa para avaliação das redes inteligentes, denominado Cidades do Futuro. Essa iniciativa permitirá a análise e validação de novas tecnologias de automação e medição, contribuindo para a diminuição de perdas na distribuição de energia e a consequente redução de emissões.

Para conhecer o documento “Cemig – 10 Iniciativas para o Clima”, acesse o site.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cemig inaugura iluminação de Natal da Praça da Liberdade

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) convida toda a população para a chegada do Papai Noel na Praça da Liberdade, na próxima terça-feira (06/12), às 19 horas. O Coral Lírico do Palácio das Artes e o Coral da Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig (Gremig) também abrilhantam o evento de inauguração da decoração de Natal.

Neste ano, a temática da decoração retrata de forma lúdica a força da energia gerada pela Cemig e privilegia as três cores tradicionais do Natal: branco, verde e vermelho. Para iluminar o período natalino de Belo Horizonte, estão sendo instaladas cerca de 1,5 milhão de microlâmpadas, sendo 115 mil metros de cordões, e mais de 18 mil metros de mangueiras luminosas. Na capital mineira, o projeto contempla ainda o Edifício-Sede da Cemig, Avenida Barbacena, Assembleia Legislativa, Palácio das Mangabeiras, Minascentro, os edifícios do Ministério Público Estadual e do Comando Geral da Polícia Militar, e a Cidade Administrativa.

Na Praça da Liberdade, a novidade fica por conta de um presépio montado em tamanho natural. Além disso, um Papai Noel com 5 metros de altura é destaque na decoração. Para a alameda central, o projeto especial prevê 23 castiçais com 5 metros cada, que remetem ao mais antigo meio de iluminação, juntamente a um teto de microlâmpadas. Esse paralelo propõe uma brincadeira com o movimento evolutivo do fornecimento de luz. “Duas árvores receberão tubos de LED em alusão à queda de flocos de neve. A ideia é dar movimento a essas árvores. Estrelas luminosas também serão instaladas nas imediações da fonte principal da Praça da Liberdade”, explica a projetista Cláudia Travesso, responsável pela concepção da decoração.

Segundo Cláudia Travesso, outra inovação será a instalação de uma árvore de Natal com 8 metros de altura na entrada do Edifício-Sede da Cemig, localizado no bairro Santo Agostinho. “O público poderá conferir também a representação de cometas luminosos nos quatro lados do prédio da Empresa”, disse Cláudia.

O projeto de iluminação especial vai alcançar pontos importantes da capital e outras cidades do interior do Estado. Mais de 2,6 milhões de microlâmpadas serão instaladas em Minas Gerais, com investimento da ordem de R$ 2,3 milhões. Desse total, a Cemig está destinando R$ 1,5 milhão para a iluminação de Natal em Belo Horizonte.

No Interior do Estado, mais de 1 milhão de microlâmpadas e 10 mil metros de mangueiras luminosas enfeitarão as cidades contempladas, de acordo com Luciano de Souza Carvalho, engenheiro da Cemig responsável pelo projeto de iluminação de Natal.

Inauguração – Praça da Liberdade

A iluminação de Natal da Praça da Liberdade será inaugurada na próxima terça-feira (06/12), às 19 horas, com a chegada do Papai Noel, e as presenças do Coral Lírico do Palácio das Artes e o Coral da Gremig. Nos outros pontos de Belo Horizonte, a decoração poderá ser conferida ainda na segunda semana de dezembro.