sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Substituição de rede urbana auxilia no convívio harmônico com árvores

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig é a concessionária que mais investiu nos últimos anos em redes protegidas. Essa ação tem como objetivo melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica em circuitos críticos de média e baixa tensão. Com isso, os impactos causados por conflitos entre árvores e redes e o tempo de interrupção durante ocorrências emergenciais nas linhas deverão reduzir.

Atualmente, a Empresa possui, em todo o Estado, 5.942 km de redes de distribuição protegida e isolada no sistema primário, ou seja, no trecho de média tensão, representando 18% do total de redes urbanas primárias. Em relação às redes urbanas secundárias, de baixa tensão, 25.216 km são isoladas, representando 45% do circuito secundário.

Em Belo Horizonte, os investimentos anuais em redes protegidas ultrapassam R$ 6 milhões, valor superior ao utilizado com podas. Nos últimos dois anos, já foram realizadas substituições de redes abrangendo diversas regiões da capital, como as avenidas Prudente de Morais e Contorno (trecho no bairro Floresta).

Barro Preto

Atualmente, a Cemig está trabalhando na substituição das redes do bairro Barro Preto. Mediante orientação dos arboristas (engenheiros agrônomos ou florestais), estão sendo trocadas redes situadas em locais onde há interação significativa com a arborização. O investimento nesta obra, que se iniciou em agosto, é de R$ 1,9 milhão e equivale a 13,2 km de rede substituída.

As obras têm caráter preventivo e visam à adequação de redes de distribuição elétrica com a arborização urbana, de forma a garantir a qualidade no manejo de árvores e no fornecimento de energia. Além disso, tem como objetivo prevenir e sanar conflitos envolvendo árvores protegidas por lei, situações de reincidência de interrupções de energia elétrica e deterioração de redes em consequência de vandalismo.



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nota de Esclarecimento

Com relação ao incêndio que atingiu o pátio da Ritz do Brasil S/A na noite do dia 13/9, a Companhia Energética de Minas Gerais esclarece que foram atingidos 39 veículos da Empresa, que se encontravam no local para manutenção hidráulica. Dos 39 veículos, 35 tiveram perda total e quatro sofreram dano parcial com possibilidade de reparo.

A Empresa destaca que o dano causado aos veículos atingidos não impactará o atendimento aos clientes e a manutenção do sistema elétrico.

Cabe ressaltar, ainda, que à época da licitação para execução dos serviços a Ritz do Brasil apresentou todos os pré-requisitos de segurança exigidos pela Cemig.

Por fim, a Empresa informa que está acompanhando as inspeções técnicas e aguarda o resultado da perícia.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cemig informa atendimento e previsão do tempo para o Dia da Independência

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que, na próxima terça-feira (7/9), todas as agências e postos de atendimento da Empresa estarão fechados, em função do feriado do Dia da Independência. Na segunda-feira (6/9), véspera do feriado, o funcionamento será normal, das 8h30 às 16 horas.

As agências e postos de atendimento da Cemig voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (8/9), a partir das 8h30.

Em todos os dias da semana, inclusive nos feriados, as solicitações de serviços e reclamações podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.

Previsão do Tempo

Segundo Arthur Chaves, meteorologista da Cemig, uma nova frente fria chega ao Sudeste no próximo dia 5, o que deve provocar chuvas no início da próxima semana em todos os Estados da região, com maior intensidade na faixa litorânea que se estende de São Paulo ao sul do Espírito Santo. Em Minas, as ocorrências mais significativas devem se localizar no Sul do Estado, Zona da Mata e sul do Vale do Rio Doce.

Capital e RMBH

Em Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado nos próximos dias, com possibilidade de melhora da umidade relativa do ar a partir do feriado do Dia da Independência. Até segunda-feira, dia 6, a temperatura varia entre 14 e 29°C. A partir do dia 7, a máxima deve ficar em torno dos 25°C devido a atuação da nova frente fria.

Interior

A massa de ar seco permanece na maior parte das regiões de Minas até o dia 5, quando a aproximação da frente fria provoca chuvas isoladas no extremo sul do Estado. A partir de segunda-feira, dia 6, as chuvas ocorrerão também na faixa que vai do Sul de Minas ao sul do Vale do Rio Doce, passando pela Zona da Mata. Não chove no Campo das Vertentes e no Sudoeste de Minas, mas as temperaturas máximas estarão em queda a partir do dia 5. No Noroeste e Norte de Minas, assim como nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, as temperaturas não se alteram durante o feriado, mantendo-se elevadas e acima dos 30°C.

Litoral

A frente fria que atingirá o Sudeste a partir de domingo deverá manter o tempo nublado e com chuvas no início da próxima semana no litoral do Estado de São Paulo. No litoral do Rio de Janeiro as chuvas se iniciam a partir do dia 6 e, no Espírito Santo, a partir do dia 7.

http://www.cemig.com.br/cemig2008/newsletters/RELEASE_IMPRENSA_2009/fatia_base_03.jpg